Tacla Duran apavora Moro e Dallagnol

Tacla Duran apavora Moro e Dallagnol

Tacla Duran apavora Moro e Dallagnol

Charge: Laerte

Por Altamiro Borges

O senador Sergio Moro, que utilizou a toga para fazer política e depois ganhou de presentinho um ministério do fascista Jair Bolsonaro, ainda teme que seus abusos e podres na Lava-Jato venham à nota. Tanto que ele parece morrer de medo do depoimento do advogado Tacla Duran, que o acusou da tentativa de extorsão – de 5 milhões de dólares – durante a midiática operação que estuprou a democracia e devastou a economia nacional.

Tentando esclarecer a grave denúncia, o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal em Curitiba, revogou a prisão de Tacla Duran expedida pelo ex-juizeco, garantindo sua volta da Espanha. Mas nesta quinta-feira (13), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre, simplesmente restabeleceu a ordem de prisão contra o advogado. Com isso, ele adiou seu retorno ao país e seu aguardado depoimento.

Desembargador é pai de um dos sócios de Moro

No mês passado, em audiência virtual, Tacla Duran voltou a afirmar que foi alvo de perseguição por não aceitar ser extorquido. Ele garantiu ainda ter provas materiais desse crime. “Duran disse que foi procurado por uma pessoa que atuou como cabo eleitoral da campanha de Moro e um advogado ligado à esposa dele, Rosangela Moro, que teria oferecido um acordo de delação premiada durante as investigações”, relata a Agência Brasil.

A decisão do TRF-4 é suspeitíssima. Segundo matéria do próprio jornal O Globo, conhecido por seu lavajatismo, a nova ordem de prisão de Tacla Duran foi dada pelo pai de um dos sócios do atual senador em um escritório de advocacia. “Marcelo Malucelli, desembargador do TRF-4, é pai do advogado João Eduardo Barreto Malucelli, sócio de Sergio Moro no escritório Wolff & Moro Sociedade de Advogados”.

Para mandar prender o advogado, o sinistro Marcelo Malucelli desconsiderou um parecer do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. “A denúncia de Duran virou notícia-crime contra Moro, o atual deputado federal e ex-procurador da República, Deltan Dallagnol (Podemos-PR), o advogado Carlos Zucolotto Júnior e o assessor do senador Fábio Aguayo. O caso tramita no STF”, descreve o site UOL.

Namorado da filha mais velha de Moro

Já o jornalista Chico Alves acrescenta que “a proximidade do desembargador e seu filho com o casal Moro – ambos estão atualmente afastados do escritório para cumprir seus mandatos parlamentares – vai além da sociedade na banca de advocacia. João Eduardo Malucelli namora a filha mais velha de Moro. Curiosamente, ele conseguiu sociedade com o casal Moro, que tem larga experiência profissional, apesar de ter apenas 28 anos”.

O colunista do UOL avalia que a decisão do desembargador do TRF-4 será anulada pelo STF e que o depoimento de Tacla Duran irá ocorrer e será bombástico. O senador Sergio Moro e o deputado Deltan Dallagnol que se cuidem!

Postado por Altamiro Borges