China preocupada com a escalada do conflito no Mar Vermelho

China preocupada com a escalada do conflito no Mar Vermelho

China preocupada com a escalada do conflito no Mar Vermelho

Beijing se dispõe a manter a comunicação com todos os envolvidos e a proteger conjuntamente a segurança das vias navegáveis internacionais

 

Compartilhe:

TelegramWhatsAppTwitterFacebookLinkedInEmail

Foto: Pexels Mohammed Abubakr

A China expressou hoje sua preocupação pela escalada de tensões no Mar Vermelho e pediu calma e contenção para evitar uma maior escalada do conflito.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, enfatizou que essa é uma importante rota de comércio internacional para mercadorias e energia, e pediu a “todas as partes envolvidas” que desempenhem “um papel construtivo e responsável na manutenção da segurança e da estabilidade na região”.

Expressou a disposição de Beijing em manter a comunicação com todos os envolvidos, “promover a redução da escalada da situação e proteger conjuntamente a segurança das vias navegáveis internacionais”.

.

Mao estava respondendo a uma pergunta sobre a situação atual no Mar Vermelho e os ataques aéreos contra o Iêmen realizados pelos EUA e pelo Reino Unido nas últimas horas.

Segundo relatos, o Pentágono utilizou caças e mísseis de cruzeiro Tomahawk para a ofensiva, que ocorre após as contínuas ameaças de Washington aos rebeldes sobre as operações do movimento Ansar Allah no Mar Vermelho.

O líder Houthi, Abdul Malek Al-Houthi, disse no dia anterior que qualquer ataque dos EUA ao Iêmen “não ficará sem resposta” e advertiu que seria “muito mais” do que atacar navios americanos no mar.

Fonte(s) / Referência(s):

Prensa Latina

Jornalismo AEPET