HOMENAGEM A PEPE MUJICA

HOMENAGEM A PEPE MUJICA

HOMENAGEM A PEPE MUJICA

 

O Instituto Presidente João Goulart, se une a consternação do povo uruguaio, pela partida física do grande patriota José Mujica (Pepe), líder incontestável daquele carinhoso país.

Pepe, como assim era chamado carinhosamente, foi um cidadão exemplar não só para o povo uruguaio, mas para todos aqueles que acreditam que uma sociedade justa é composta por justiça social, liberdade, soberania e socialismo.

Pepe foi guerrilheiro, combatente, político, e humilde como grande exemplo de político puro e honesto.

A família de nosso patrono, João Goulart, conviveu muito tempo com esse povo, no exílio provocado pelo golpe de Estado de 1964, e conheceu muito bem, o sofrimento dos uruguaios quando em 1973, o golpe atingiu também o Uruguay.

13 anos preso, em um calabouço não dobregaram a resistência de Pepe Mujica quando integrou o MLN- Tupamaros, que lutava pela libertação da ditadura uruguaia, em grande parte parte financiada pelos ditadores brasileiros.

Ele se vai físicamente, mas deixa um legado de luta, de resistência, de exemplos a serem seguidos por todos aqueles, que como nós, não claudicaremos a continuar, com os exemplos de Pepe.

Vá em paz, presidente Pepe, vá tranquilo combatente tenaz, pois aqui ficam tuas palavras, atos e realizações, que ensinastes a todos os latinoamericanos, a não desistir jamais de continuar a luta pela liberação e contra a espoliação da Pátria Grande, até os nossos fins.

PEPE MUJICA, PRES  ENTE!

O problema que temos é de natureza política. Os pensadores antigos — Epicuro, Sêneca ou mesmo os aimarás — definiram:

‘Pobre não é quem tem pouco, mas verdadeiramente pobre é aquele que necessita infinitamente de muito e deseja cada vez mais’ Este é um fator cultural fundamental.”