Scholz: adesão da Ucrânia à Otan está "fora da agenda"

O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou nesta segunda-feira (14/02) que uma eventual adesão da Ucrânia à Otan é um tema "praticamente fora da agenda" no momento

Scholz: adesão da Ucrânia à Otan está

Scholz: adesão da Ucrânia à Otan está "fora da agenda"

 

dw.com

Declaração foi dada após reunião do chefe de governo alemão com o presidente ucraniano. Eventual ingresso da Ucrânia na aliança militar é um dos pretextos de Putin para mobilizar militares russos na fronteira.
© Valentyn Ogirenko/REUTERS

O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou nesta segunda-feira (14/02) que uma eventual adesão da Ucrânia à Otan é um tema "praticamente fora da agenda" no momento, e que isso não deveria se tornar o motivo de uma crise política de grandes proporções e da crescente tensão militar entre a Rússia e o Ocidente. A declaração foi dada após uma reunião de quase três horas entre Scholz e o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, em Kiev.

Uma das demandas do presidente russo, Vladmir Putin, para desescalar a mobilização de cerca de 130 mil militares russos na fronteira com a Ucrânia, é uma garantia de que a ex-república soviética, que nos últimos anos vem se aproximando politicamente e economicamente do Ocidente, não será admitida como membro da Otan.

"A questão da adesão à aliança é praticamente não existente, e portanto é, de alguma forma, peculiar o governo russo estar fazendo algo que praticamente não está na agenda se tornar objeto de grandes problemas políticos", disse Scholz. "Esse é o desafio que estamos enfrentando atualmente: que algo que no momento não é relevante esteja se tornando um problema."

A fala do chanceler federal da potência econômica e país exportador de armamentos que integra a Otan, sugere dificuldades com a pretensão da Ucrânia de se tornar membro da aliança militar, e constitui um sinal para Putin.

Após a reunião com Scholz, Zelenski, por sua vez, disse que seu país continuará a buscar se tornar um membro da Otan, a despeito da irritação que isso provoca na Rússia e do ceticismo de alguns países do Ocidente.

"Hoje, muitos jornalistas e muitos líderes estão de certa forma sugerindo à Ucrânia que é possível não assumir riscos, não mencionar constantemente a questão de uma adesão futura à aliança, porque esses riscos estão associados a uma reação da Rússia. Acredito que nós devemos seguir no caminho que escolhemos."

O chefe de Estado ucraniano acrescentou que a opção de seu país não se tornar um membro da Otan "não é um sinal vindo da Ucrânia", mas de outras nações.

Apoio financeiro

Após a reunião com Zelenski, Scholz também anunciou um novo apoio financeiro alemão para a Ucrânia, no valor de 150 milhões de euros (R$ 886 milhões), e que vai acelerar a transferência de outros 150 milhões de euros referentes a um empréstimo já formalizado anteriormente.

O líder alemão enfatizou que "nenhum país do mundo apoiou financeiramente a Ucrânia de forma mais intensa como a Alemanha nos últimos oito anos". Segundo ele, nesse período a Alemanha transferiu para a Ucrânia cerca de 2 bilhões de euros, que teriam contribuído para o país se tornar "mais resiliente e independente contra influência estrangeira". "Posso garantir a vocês que estamos determinados a prosseguir com este apoio", afirmou Scholz.

Quanto a um pedido da Ucrânia para que a Alemanha autorize a exportação de armamentos para o país, Scholz apenas fez referência à lei alemã que restringe esse tipo de exportação para áreas de conflito.

Scholz anunciou novo apoio financeiro à Ucrânia de 150 milhões euros, mas não atendeu demanda do país sobre exportação de armas© Press/ Presidential Office Ukraine Scholz anunciou novo apoio financeiro à Ucrânia de 150 milhões euros, mas não atendeu demanda do país sobre exportação de armas

Alemanha pronta a aplicar sanções

O político social-democrata alemão afirmou ainda que Berlim espera que a Rússia aceite a proposta de países do Ocidente para a realização de conversas sobre segurança, que o acúmulo de soldados russos próximos da fronteira ucraniana não era compreensível e que Moscou enfrentará sanções pesadas se houver uma invasão da Ucrânia.

"Estamos prontos para a qualquer momento tomar as decisões necessárias. [...] Se a Rússia violar a integridade territorial da Ucrânia novamente, sabemos o que fazer", reforçou. "A integridade territorial [...] da Ucrânia é inegociável para a Alemanha."

Scholz se reunirá nesta terça-feira com Putin em Moscou. O chanceler federal alemão adiantou que nessa conversa ressaltará as pesadas consequências econômicas que a Rússia vai enfrentar, se invadir a Ucrânia, as quais podem afetar, entre outros, bancos russos e o gasoduto Nord Stream 2.

Tensão crescente

Na sexta-feira, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, alertou que a Rússia poderia invadir a Ucrânia a qualquer momento, e o presidente americano, Joe Biden, pediu aos cidadãos americanos na Ucrânia que deixem o país.

No sábado, o Ministério do Exterior da Alemanha também aconselhou cidadãos alemães a deixarem a Ucrânia, e anunciou o fechamento de seu consulado em Donetsk, no leste do país – a embaixada alemã em Kiev permanece aberta, ao menos por enquanto.

Outros países, como Reino Unido, Canadá, Noruega, Nova Zelândia, Dinamarca, Holanda, Coreia do Sul, Letônia e Estônia, também pediram a seus cidadãos que abandonassem a Ucrânia.

bl/av (DPA, AFP, Reuters)

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.