Veja o que o governo federal diz sobre reajuste das forças de segurança do DF

Veja o que o governo federal diz sobre reajuste das forças de segurança do DF

Veja o que o governo federal diz sobre reajuste das forças de segurança do DF

O prazo acordado entre a bancada do DF e o líder do governo para recomposição salarial dos policiais e bombeiros acaba nesta quarta-feira

O pedido de reajuste salarial de 18% para as forças de segurança do Distrito Federal está com o governo federal desde fevereiro, quando a então governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), assinou a proposta e encaminhou à Presidência da República.

Faltando um dia para o fim do prazo do acordo para a concessão da recomposição, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse, nesta terça-feira (30/5), que a demanda ainda encontra-se em análise, e citou quais os pontos observados. Veja a íntegra da resposta enviada à coluna Grande Angular:

“Informamos que a demanda por reajuste das forças de segurança do DF encontra-se em análise neste Ministério, processo este que considera, além de aspectos técnicos inerentes à proposta, questões jurídicas e orçamentárias. Assim que a análise for concluída, serão dados os devidos encaminhamentos.”

 

Forças de segurança do DF vão ao Congresso pressionar por reajuste de 18% Vinícius Schmidt/Metrópoles

 

 

Acordo firmado

A bancada do DF e o líder do governo federal no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), firmaram acordo para a concessão da recomposição aos policiais e bombeiros até o fim do mês de maio. Porém, faltando um dia para o término do prazo, ainda não há sinalização de quando, de fato, o reajuste será pago.

As forças de segurança do DF estão com salários defasados. No caso da Polícia Civil, por exemplo, os delegados de classe especial, o último nível da carreira, têm salário menor do que os profissionais de 19 estados, segundo levantamento da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).

 

Segundo o GDF, o reajuste salarial de 18% para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do DF não representaria qualquer aumento de despesa para o governo federal. O atual orçamento do Fundo Constitucional do DF (FCDF) comportaria a recomposição sem necessidade de mais aporte pela União, de acordo com o Executivo local.