“Um mal educado na Comissão de Educação”, diz Gleisi sobre Nikolas Ferreira

“Um mal educado na Comissão de Educação”, diz Gleisi sobre Nikolas Ferreira

“Um mal educado na Comissão de Educação”, diz Gleisi sobre Nikolas Ferreira

Presidente do PT definiu como “irresponsabilidade” do PL a indicação do deputado, mas disse que a presidência do mineiro não atrapalhará o andamento de projetos do governo

Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT)

Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT)Reprodução/CNN

Taísa Medeirosda CNN

Brasília

 

A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffman (PR) criticou nesta quinta-feira (7) a indicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), classificada por ela como “mal educado”, para a presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“Eu acho uma irresponsabilidade do PL indicar pessoas desse nível. Um mal educado para a comissão de educação. Isso depõe contra a Câmara, contra o PL, contra as instituições. Eu acho que o presidente da Casa tinha que ter tentado fazer isso [acordo]”, defendeu a petista em conversa com jornalistas.

Segundo ela, a presidência de Nicolas no colegiado não deve atrapalhar o andamento das pautas prioritárias do governo para a área.

“Temos gente lá, vamos trabalhar, vamos disputar as coisas. Não sei nem se ele vai fazer pauta, se ele sabe fazer isso. Os projetos principais do governo não têm tramitado pelas comissões”, disse.

A deputada disse que o partido utilizará a comissão para “ficar fazendo discurso, atacando, fazendo convocação e bagunça”, e que a Câmara, enquanto instituição, é que vai pagar o preço.

 

Nikolas Ferreiras foi eleito ontem (6), com um placar de 22 votos a favor e 15 em branco. Deputados do PT tentaram, sem sucesso, adiar a votação.

Em 2024, o governo espera a aprovação do projeto do Novo Ensino Médio no Congresso. O projeto foi enviado pelo governo no ano passado, mas ainda não houve acordo para a votação.

O Executivo também deve enviar até abril o Plano Nacional de Educação (PNE), que contempla as metas para o setor pelos próximos dez anos.

A Comissão de Educação também foi disputada pelo PT, que negociou um acordo para conseguir indicar o vice-presidente do colegiado – o que ainda não foi feito pela sigla.

Em troca, o PL poderá indicar o vice da Comissão de Saúde, que será comandada pelo deputado Dr. Francisco (PT-PI).

*Com informações de Douglas Porto