Rússia flagra colaboração de inteligência da Apple com governo dos EUA

Rússia flagra colaboração de inteligência da Apple com governo dos EUA

Rússia flagra colaboração de inteligência da Apple com governo dos EUA

O Serviço Federal de Segurança da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2023

© Sputnik / Igor Zarembo /

 / 

 

O Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) da Rússia detectou um esquema de espionagem no país envolvendo a colaboração do setor privado norte-americano com Washington.

A contrainteligência da Rússia desvendou uma operação das agências de inteligência dos Estados Unidos para infectar milhares de dispositivos iPhone com malware, incluindo os pertencentes a diplomatas estrangeiros em Moscou, informou nesta quinta-feira (1º) o Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) russo.

"Durante a verificação da segurança da infraestrutura de telecomunicações da Rússia foram reveladas anomalias específicas a usuários de telefones celulares da Apple e causadas por malware até então desconhecido, que explora vulnerabilidades de software previstas pelo fabricante", disse o comunicado.

 

Além de assinantes russos, também foram infectados chips registrados em missões diplomáticas na Rússia, incluindo os de países da OTAN, ex-repúblicas soviéticas, e também de Israel, Síria e China.

De acordo com o FSB, as informações obtidas indicam uma estreita cooperação entre a norte-americana Apple e a comunidade de inteligência dos EUA, em particular a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) do país. Portanto, "a política de privacidade anunciada pela empresa não é verdadeira".

A Apple fornece às agências de inteligência dos EUA a possibilidade de monitorar qualquer pessoa de interesse da Casa Branca e de seus próprios cidadãos, concluiu o FSB.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia tirou as seguintes ilações em resposta ao caso:

Nenhum país tem o direito de abusar de suas capacidades tecnológicas em uma área tão sensível como o acesso aos dados pessoais dos proprietários de smartphones;

As agências de inteligência dos EUA têm usado empresas de TI há décadas para coletar dados de internautas em grande escala sem o conhecimento deles;

Os EUA são um país que se coloca acima da lei, e as evidências do padrão duplo desse país foram apresentadas repetidamente na ONU;

Convocar todas as partes interessadas para estabelecer mecanismos regulatórios claros e justos na esfera digital que sejam obrigatórios para todos os países e desenvolvedores de tecnologia da informação e comunicação.