Tensões na Guiana: Venezuela responde com exercícios militares ao deslocamento do navio HMS ‘Trent’ britânico

Tensões na Guiana: Venezuela responde com exercícios militares ao deslocamento do navio HMS ‘Trent’ britânico

Tensões na Guiana: Venezuela responde com exercícios militares ao deslocamento do navio HMS ‘Trent’ britânico

 Redação Forças de Defesa  29 de dezembro de 2023  125

HMS Trent

Em resposta ao deslocamento do navio de guerra britânico HMS Trent para a Guiana, cuja chegada está prevista para sexta-feira (29), conforme informado por um membro da chancelaria da Guiana, a Venezuela, sob as ordens de Nicolás Maduro, iniciou exercícios militares envolvendo mais de 5.600 militares nesta quinta-feira (28). Essa ação marca uma ruptura no acordo de paz estabelecido há aproximadamente duas semanas entre Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em São Vicente e Granadinas. Naquele encontro, ambos se comprometeram a evitar um conflito armado sobre a disputa territorial de Essequibo, uma área rica em petróleo e que representa dois terços do território guianense.

A questão de Essequibo, que é uma controvérsia antiga, ganhou nova vida no início de dezembro quando o governo venezuelano incitou um plebiscito para anexar a região, aumentando as preocupações sobre um potencial confronto militar. Maduro, em um pronunciamento televisivo e radiofônico, reiterou o compromisso da Venezuela com a diplomacia e a paz, mas advertiu contra ameaças à soberania venezuelana, criticando o Reino Unido como “decadente” e “corrompido”. O governo venezuelano já havia solicitado a retirada imediata do HMS Trent de suas águas, pedindo que outras potências militares não se envolvessem no impasse territorial.

Os exercícios militares venezuelanos, que começaram nesta semana, contaram com a participação de 5.682 militares, além de caças F-16 e Sukhoi Su-30 russos, navios de guerra, patrulheiros oceânicos e veículos anfíbios. O HMS Trent, habitualmente ativo no Mediterrâneo, foi recentemente deslocado para o Caribe para operações contra o tráfico de drogas. O Ministério da Defesa do Reino Unido não confirmou a chegada do navio às águas da Guiana, mas em comunicado prévio, mencionou que o HMS Trent realizaria “uma série de compromissos na região da Guiana”.

 

FONTE: AFP, via O Globo