TRF-1 condena empresários por reduzirem sete pessoas à condição de escravidão em Eldorado dos Carajás 

TRF-1 condena empresários por reduzirem sete pessoas à condição de escravidão em Eldorado dos Carajás 

TRF-1 condena empresários por reduzirem sete pessoas à condição de escravidão em Eldorado dos Carajás 

Fazenda Prainha, em Eldorado dos Carajá, no Pará, mantinha os trabalhadores em condição análoga à de escravo

Renato Santana[email protected]

 

 

Segundo consta dos autos, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra os réus após inspeção do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego na “Fazenda Prainha”, localizada na zona rural de Eldorado dos Carajás, no Pará. 

A fazenda era utilizada por uma empresa para realização de serviços de extração de areia, cascalho e pedregulho. Na ocasião, os denunciados foram identificados como sócios e responsáveis pela empresa ali estabelecida, bem como pelos serviços prestados.

Os fiscais encontraram sete trabalhadores; dois estavam alojados em condições degradantes, sem instalações sanitárias, em locais sem portas, janelas e com o telhado deteriorado, sem armários para acomodar os pertences nem energia elétrica, água encanada e local adequado para fazerem as refeições.

Além disso, “os trabalhadores resgatados desenvolviam extração de areia no leito do Rio Vermelho, submersos em uma profundidade de aproximadamente três metros sem que tivessem recebido qualquer tipo de treinamento e, ainda, sem equipamentos adequados”.

Os réus foram condenados a dois anos e 9 meses de reclusão em regime inicial aberto e 54 dias-multa, substituídas por duas restritivas de direito com prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa no valor de R$ 20 mil.

Mais de 60 mil trabalhadores resgatados

Conforme a Repórter Brasil, foram encontrados no país 2.575 pessoas em situação análoga à de escravo em 2022, maior número desde os 2.808 trabalhadores de 2013, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Com isso, o país atingiu 60.251 trabalhadores resgatados desde a criação dos grupos especiais de fiscalização móvel, base do sistema de combate à escravidão no país, em maio de 1995. Nesses 28 anos, R$ 127 milhões foram pagos a eles em salários e valores devidos. 

Este ano o Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 918 trabalhadores em condições semelhantes à de escravidão entre janeiro e 20 de março de 2023, uma alta de 124% em relação ao volume dos primeiros três meses de 2022.

O número é recorde para um 1º trimestre em 15 anos, sendo superado apenas pelo total de 2008, quando 1.456 pessoas foram resgatadas.