Paulo Teixeira: "A violência política que Bolsonaro promove é inaceitável"

Em entrevista ao programa CB.Poder, o secretário-geral do PT, Paulo Teixeira, falou sobre a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Paulo Teixeira:

Paulo Teixeira: "A violência política que Bolsonaro promove é inaceitável"

Em entrevista ao programa CB.Poder, o secretário-geral do PT, Paulo Teixeira, falou sobre a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

ID

Isabel Dourado*

  •  
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O secretário-geral do PT, deputado federal Paulo Teixeira, avaliou, nesta terça-feira (2/8), que o presidente Jair Bolsonaro levou o povo brasileiro ao sofrimento. Ele citou problemas na gestão do atual governo, como a alta do desemprego, a falta de comida na mesa dos brasileiros, além do descaso com a pandemia. Em entrevista ao programa CB.Poder, uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília, Paulo Teixeira também detalhou atos de campanha que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito.

 

"Lula tem ido à rua. Ele fez um ato muito grande em Uberlândia depois desse ato, ele fez um no Rio de Janeiro, na Cinelândia, seguiu para o Recife. Fez ato público no Ceará e está agora na Paraíba. Ele vai para o Piauí amanhã. Então, ele está andando muito e fazendo atos públicos importantes. Já estão previstos dois grandes lançamentos da campanha do presidente Lula. No dia 20, será em São Paulo e, dia 21, em Belo Horizonte."

Violência Política e Segurança

Ao ser questionado a respeito da segurança do candidato, Teixeira afirmou que efetivamente Lula tem segurança. "A primeira segurança é do povo brasileiro. Quem vai numa manifestação com ele está ajudando a garantir a segurança dele. Em segundo lugar, ele tem a segurança própria, em terceiro agora se somou a segurança que é destinada aos candidatos pela Polícia Federal. Assim, ele tem uma segurança forte por conta dessa violência política que esse presidente promove."

Teixeira citou o assassinato do tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (PR), Marcelo Arruda, pelo policial penal federal e apoiador de Bolsonaro Jorge Guaranho. Marcelo comemorava 50 anos quando foi morto a tiros na própria festa de aniversário, que tinha como tema o PT e o ex-presidente Lula.

"Essa violência política é inaceitável, nós queremos debater o Brasil, debater os problemas como o desemprego, salários baixos, como ter mesa farta para o povo brasileiro. Porque hoje em dia o povo brasileiro não tem a mesa farta. O custo do botijão de gás, do óleo, do café estão altos e esse presidente não controla."

Orçamento secreto

Teixeira citou que, caso Lula seja eleito, o orçamento secreto será extinto. A liberação de verba remete a um tipo de emenda parlamentar, a de relator, com o código técnico RP-9. Ela ganhou esse apelido devido à falta de transparência na aplicação dos recursos.

"Esse é o mau hábito. É o hábito do desperdício, o que eles estão fazendo é desperdiçar dinheiro e tem muita corrupção. Tem que acabar, eu acho que o Lula vai ter uma maioria congressual. E é muito importante que o povo vote nos candidatos a deputado federal e senadores junto do time do Lula para garantir esse apoio congressual. Tem que acabar com o orçamento secreto que é uma vergonha pro Brasil. O que Lula vai fazer são grandes projetos de investimento."

* Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre Souza