“Pacto com o Diabo”: Deputada dos EUA ameaça Argentina por negociar aviões com a China

“Pacto com o Diabo”: Deputada dos EUA ameaça Argentina por negociar aviões com a China

 

“Pacto com o Diabo”: Deputada dos EUA ameaça Argentina por negociar aviões com a China

O "diabo" em questão seria a China, por quem a Argentina recentemente demonstrou interesse de adquirir caças de quarta-geração JF-17 Thunder Bloco III, considerado um modelo de segunda linha por especialistas.

-

 Luan Medeiros

 

Na última semana, a deputada estadunidense do partido Republicano, Maria Salazar, dirigiu uma fala ao povo argentino acusando o governo do país latino-americano de fazer um “pacto com o diabo” e avisou que essa política “pode ter consequências bíblicas”.

A fala da representante diz respeito à uma suposta fábrica chinesa de aviões que seria construída na Argentina. A informação, no entanto, carece de veracidade. O que há é um interesse, por parte da Argentina, de adquirir aviões militares sino-paquistaneses, os caças JF-17.

Embaixador argentino na China, Vaca Narvaja, em visita à fábrica do caça JF-17. (Foto: CATIC)

Em novembro de 2022, a agência estatal de notícias da Argentina TELAM relatou um encontro do embaixador argentino na China, Sabino Vaca Narvaja, com gigante chinesa de aviação, CATIC, durante o Airshow China, realizado em Zhuhai. Na ocasião, o embaixador chamou a possibilidade de aquisição dos caças de uma “cooperação histórica”.

O caça JF-17 Thunder Bloco III é um caça de quarta geração, introduzido ao mercado em 2007, fruto de uma parceria entre China e Paquistão. Atualmente, Iraque, Myanmar, Nigéria e Paquistão fazem uso do modelo considerado por especialistas um modelo de segunda linha.

Caças JF-17 Thunter Bloco III são caças sino-paquistaneses considerados de “segunda linha”

Em sua fala, a deputada chamou essa cogitação de uma “péssima ideia” e alertou que os EUA não ficariam “de braços cruzados” se a proposta for para frente. A deputada dividiu ainda o mundo entre “mundo livre e mundo dos escravos”, e disse esperar que a Argentina permaneça no “mundo livre”.

A fala da deputada vem poucos dias após a retirada da Argentina do acordo Foradori-Duncan, assinado com o Reino Unido durante a gestão Macri. Durante o último encontro do G20, a Argentina propôs uma reunião com o Reino Unido para rediscutir a questão da soberania das Ilhas Malvinas. James Cleverly, MRE do Reino Unido, imediatamente rejeitou a proposta e postou um tweet em sua conta dizendo que as “Falklands são britânicas”.

A respeito da fala de Maria Salazar, fontes ligadas ao MD argentino negaram a existência de qualquer projeto de construção de caças chineses no país, e reiteraram que a única fábrica de caças da Argentina é a FAdeA, ligada ao ministério da defesa e de conteúdo 100% nacional.