Conflito na Ucrânia revela o calcanhar de Aquiles dos EUA na defesa nacional, escreve WP

Conflito na Ucrânia revela o calcanhar de Aquiles dos EUA na defesa nacional, escreve WP

Conflito na Ucrânia revela o calcanhar de Aquiles dos EUA na defesa nacional, escreve WP

 

 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023

© AP Photo

 

O conflito na Ucrânia demonstrou a necessidade de mudar o sistema de produção industrial dos EUA na área da defesa, escreve o colunista Roger Zakheim no The Washington Post.

"A capacidade industrial pode se tornar o calcanhar de Aquiles dos Estados Unidos em sua estratégia de defesa nacional. A produção 'just in time' [no momento exato], em que os produtos são fabricados apenas para atender a demanda imediata, pode fazer sentido para grandes lojas e seus fornecedores. Mas conflito na Ucrânia mostra claramente que tal abordagem é o caminho certo para o desastre no campo de batalha", escreve o colunista.

Na sua opinião, Washington precisa aumentar os gastos na defesa para vencer a concorrência com a Rússia e a China.

O aumento de financiamento não é apenas necessário para cumprir as obrigações existentes, mas também para proporcionar o capital necessário em caso de "contingências militares", observou Zakheim.

"Quer estejamos falando da construção de maior número de submarinos da classe Virginia, do aumento da produção de munições ou do aumento dos estoques de mísseis, o sistema 'just in time' significará que 'o tempo acabou'. O equipamento deve estar pronto muito antes que a ameaça se torne inevitável", acrescentou o colunista.

 

No contexto da operação especial russa na Ucrânia, os aliados dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão apoiando o regime de Kiev com dezenas de bilhões de dólares em armas. Moscou enfatizou repetidamente que a entrega de armas ocidentais apenas prolonga o conflito, e que os meios de transporte com armas se tornam um alvo legítimo para a Força Aeroespacial Russa.