O que esperar da Igreja Católica sob Leão 14

O que esperar da Igreja Católica sob Leão 14
Lucas Zacari

Robert Francis Prevost é primeiro americano a ser papa. Quatro pesquisadoras de religião explicam o que a escolha sinaliza para o futuro da instituição
FOTO: Reprodução / Vatican News
Robert Francis Prevost, o papa Leão 14
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito o novo papa nesta quinta-feira (8), no Vaticano. Com isso, ele se tornou o primeiro homem nascido nos Estados Unidos a ocupar o cargo.
Nascido em Chicago em 1955, Prevost segue a Ordem Agostiniana. Ele atuou por duas décadas no Peru, país do qual adquiriu nacionalidade, e foi arcebispo emérito de Chiclayo, cidade a cerca de 750 quilômetros ao norte de Lima. Em janeiro de 2023, o papa Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais importantes do Vaticano.
Prevost escolheu Leão 14 como seu nome papal. O último a ser nomeado dessa forma foi o italiano Gioacchino Pecci, que foi pontífice entre 1878 e 1903 e teve um papado reformista.
Em seu primeiro discurso, Leão 14 fez diversos votos de paz, numa referência às diversas guerras em curso no mundo. Também defendeu o legado de seu antecessor, Francisco, que teve um papado marcado por globalizar o alto clérigo da Igreja e tentar aproximá-la dos fiéis.