Lula sobre Campos Neto: “Tem compromisso com o outro governo”

Lula sobre Campos Neto: “Tem compromisso com o outro governo”

Lula sobre Campos Neto: “Tem compromisso com o outro governo”

Presidente Lula atacou diretamente o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, indicado pelo governo Bolsonaro

Flávia Said

 

Imagem colorida do presidente Lula discursando em frente a uma bandeira do Brasil

Hugo Barreto/Metrópoles

Além de criticar a política monetária do Banco Central (BC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou pessoalmente, neste sábado (6/5), o presidente do órgão, Roberto Campos Neto.

Em coletiva de imprensa após participar da coroação do rei Charles III, em Londres, o petista disse respeitar a autonomia do BC, mas salientou que ela não significa que a instituição seja “intocável”.

“Eu não discuto autonomia do Banco Central, não é esse o meu problema”, disse ele. Na sequência, citou a atuação de Henrique Meirelles, que presidiu o BC em seus dois primeiros mandatos, e o comparou a Campos Neto, indicado na gestão Jair Bolsonaro (PL).

“Duvido que esse cidadão (Roberto Campos Neto) agora tenha mais autonomia que o Meirelles teve. Só que o Meirelles tinha responsabilidade de ter um governo discutindo com ele, olhando as preocupações, esse cidadão não tem”, afirmou.

“Ele (Roberto Campos Neto) não tem nenhum compromisso comigo. Ele tem compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Ele tem compromisso com o outro governo, que o indicou, isso é importante ficar claro, e ele tem compromisso com aqueles que gostam de taxa de juros alta. Não há outra explicação.”