Análise: Israel enfraqueceu o Hamas o suficiente para vencer a guerra em Gaza?

Análise: Israel enfraqueceu o Hamas o suficiente para vencer a guerra em Gaza?

Análise: Israel enfraqueceu o Hamas o suficiente para vencer a guerra em Gaza?

À medida que 2023 chega ao fim, quão forte é o Hamas depois de quase três meses de bombardeamentos e invasões terrestres?

Redação[email protected]

 

Palestina e Israel. Foto: Pixabay
Palestina e Israel. Foto: Pixabay

 

Por Zoran Kusovac

Em Al Jazeera

Quase 23 mil pessoas – a grande maioria palestinos – foram mortas desde os ataques sem precedentes do Hamas no sul de Israel, em 7 de Outubro, que lançaram o ataque israelita a Gaza.

À medida que o final de 2023 se aproxima, a ofensiva israelita não mostra sinais de abrandamento e o número de mortos irá certamente aumentar em ambos os lados à medida que os combates continuam.

As tentativas políticas de paz falharam.

Israel declarou desde o início que o seu objetivo é eliminar as capacidades militares e governativas do Hamas. Para o efeito, continuou o bombardeamento aéreo e a invasão terrestre da Faixa de Gaza quase sem pausa, desde 7 de Outubro.

Embora Israel admita que falhou nesta missão até agora, afirma que é apenas uma questão de tempo até atingir este objectivo. Mas será que a situação no terreno apoia essa afirmação?

A resposta é um cauteloso não.

Uma análise detalhada e imparcial de vários aspectos do seu desempenho leva à conclusão de que, até agora, o Hamas teve mais sucessos do que fracassos – pelas seguintes razões.

O Hamas continua a existir

A organização ainda está muito viva e forte. Politicamente, ainda é reconhecido – de fato, se não de direito – como a única entidade que exerce controlo sobre o que resta das estruturas civis fortemente danificadas na Faixa de Gaza.

É parte em negociações indirectas que já conseguiram produzir uma pausa de uma semana no ataque a Gaza e uma troca limitada de prisioneiros e reféns israelitas e palestinianos. Enquanto mantiver os restantes reféns, o Hamas continuará a ser um inevitável “outro lado”, sem o qual nenhuma libertação desses cativos será possível.

Israel afirmou repetidamente que “não há lugar” para o Hamas nas estruturas civis do pós-guerra em Gaza, mas nunca produziu qualquer aparência de um plano alternativo concreto.

Várias sugestões vagas e desfocadas de que o futuro de Gaza seria melhor sem o Hamas foram apresentadas, mas ninguém apresentou qualquer sugestão coerente sobre como remover o Hamas e como substituí-lo.

Os EUA, alguns estados árabes e várias organizações internacionais sugeriram que uma Gaza do pós-guerra deveria ser dirigida pela Fatah ou por uma força pan-árabe, mas não apresentaram planos tangíveis sobre como conseguir isso. Por enquanto, isso continua sendo uma ilusão. Portanto, num futuro previsível, o Hamas veio para ficar.

O Hamas continua a ser uma força militar eficaz A ala militar do Hamas, as Brigadas Qassam, nunca divulgou publicamente informações sobre a sua estrutura, organização ou números.

Alguns especialistas, utilizando fontes abertas e informações vazadas de fontes israelenses, norte-americanas, árabes e russas, estimam a força das Brigadas Qassam entre 30 mil e 45 mil combatentes.

Mesmo os analistas mais cautelosos acreditam que antes da guerra, a força contava nas suas fileiras com pelo menos 18.000 soldados de primeira linha bem treinados, disciplinados e ideologicamente altamente motivados, sendo que tudo o que estivesse acima desse número pertencia ao segundo escalão.

Várias alegações israelenses de ter matado até 10 mil combatentes do Hamas são quase certamente exageradas.

As Brigadas Qassam têm sofrido pesadas perdas, mas a maioria dos seus batalhões continuam a ser unidades de combate eficazes. O Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank influente e bem informado dos EUA, estima que dos 26 a 30 batalhões de combatentes que se acreditava existirem em 7 de Outubro – cada um com 400 a 1.000 homens, apenas três ficaram inoperantes – ou, na linguagem civil, destruído.

Dos restantes, quatro ou cinco foram “degradados”, o que significa que a sua força está reduzida, mas continuam a lutar, quer sozinhos, quer juntando-se a outras unidades.

Num aspecto, a ala militar do Hamas revelou-se excepcionalmente eficaz: todas as unidades cujos comandantes foram mortos continuaram, no entanto, a lutar sob o comando dos seus adjuntos.

Baseando-se na sua excelente inteligência de campo, Israel conseguiu matar pelo menos cinco comandantes de batalhão em ataques aéreos direccionados, com pelo menos mais seis mortos em batalha, incluindo o comandante da Brigada do Norte. No entanto, nenhuma dessas unidades ficou “sem cabeça” e entrou em colapso, confirmando a clara capacidade do Hamas para planear e formar deputados competentes.

Israel tem destruído ou bloqueado entradas de túneis onde quer que as encontre, mas há sinais claros de que o Hamas ainda mantém instalações subterrâneas suficientes para movimentar forças entre as linhas da frente e muitas vezes flanquear e surpreender com sucesso o inimigo.

O Hamas tem apoio de outras facções armadas

Os relatórios provenientes de Gaza fazem por vezes parecer que o braço armado do Hamas, as Brigadas Qassam, está a travar todos os combates. Na verdade, existem nada menos que 12 grupos armados diferentes, afiliados a diferentes blocos políticos e ideológicos. A segunda mais conhecida é a Jihad Islâmica, mas outras incluem o Comité de Resistência Popular e duas Frentes para a Libertação da Palestina com quase o mesmo nome – uma que se autodenomina “Popular” enquanto a outra é “Democrática”.

Provavelmente o grupo com menor probabilidade de estar associado ao Hamas são as Brigadas de Mártires de Al-Aqsa, o braço armado do seu rival, o Fatah. Deixando de lado as diferenças políticas, no entanto, luta em coordenação e em grande parte sob o comando geral das Brigadas Qassam.

Colocar todos estes grupos sob a égide do Hamas é uma solução pragmática que nasceu da necessidade, mas parece funcionar a contento de todos os envolvidos, sem tensões ou fissuras visíveis até agora.

Não houve alegações fiáveis ​​de qualquer uma destas inúmeras unidades mais pequenas que cederam sob pressão das forças armadas israelitas, se dispersaram, desertaram ou colaboraram com o inimigo. Além disso, não se pode excluir que alguns deles possam fundir-se, pelo menos temporariamente, nas Brigadas Qassam.

A coexistência contínua destas facções armadas enquanto enfrentam a mesma ameaça é sem dúvida um sucesso para o Hamas.

O Hamas ganhou popularidade na Cisjordânia

Ao contrário da imagem predominante israelita e ocidental do Hamas como terroristas inaceitáveis ​​e assassinos de civis inocentes – uma visão particularmente reforçada após relatos de massacres indiscriminados em 7 de Outubro – muitos palestinianos vêem-no sob uma luz diferente.

Aqueles que se consideram vítimas da opressão israelita, do tratamento desigual, da ilegalidade e da discriminação idolatram frequentemente o Hamas como um defensor destemido dos palestinianos e, muitas vezes, como o único grupo que o faz. Muitos jovens nascidos desde os Acordos de Oslo da década de 1990, que deveriam produzir uma solução de dois Estados, admitem estar frustrados pela incapacidade das autoridades palestinianas de garantir o que foi acordado, prometido e assinado nesses acordos.

Este sentimento de frustração tornou-se particularmente forte na Cisjordânia, dirigida pela Fatah, que é vista por muitos jovens como ineficiente, corrupta, incapaz e desinteressada em trabalhar pela causa palestiniana.

A crescente agressão por parte dos colonos israelitas ilegais, que continuam a assediar, roubar e infligir violência aos palestinianos na Cisjordânia com impunidade, também alienou os palestinianos.

Muitos palestinos da Cisjordânia reagiram à guerra em Gaza hasteando abertamente bandeiras do Hamas, muitas vezes ao lado das do Fatah. Os jovens palestinianos que vivem na Cisjordânia murada e desmembrada há muito que se irritam por serem oprimidos passivos, sempre alvo deste tipo de tratamento.

Muitos depositaram agora as suas esperanças e expectativas naqueles que se levantaram, lutaram e atacaram duramente Israel, apesar de Israel ser muito mais forte.

Embora esta visão possa desafiar a lógica e parecer chocante para quem está de fora, não há dúvida de que é genuína.

Mesmo que Israel alcançasse o seu objectivo de “acabar” com o Hamas – uma perspectiva completamente irrealista – muitos palestinianos lembrar-se-iam do Hamas como o único grupo que se recusou a sentar-se passivamente e apenas receber golpe após golpe de Israel.

Apesar das pesadas baixas que sofreu e da imagem que adquiriu no Ocidente, o Hamas provavelmente tem mais motivos para estar satisfeito do que preocupado.