PSDB e Cidadania evoluem conversas pela federação partidária e Doria comemora
A discussão sobre a criação de federação entre o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o Cidadania está em evolução. As negociações em torno desse projeto seguem entre ambos os partidos.
PSDB e Cidadania evoluem conversas pela federação partidária e Doria comemora
Por Hora do Povo
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Cidadania23, Roberto Freire. Fotomontagem
A discussão sobre a criação de federação entre o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o Cidadania está em evolução. As negociações em torno desse projeto seguem entre ambos os partidos.
A executiva nacional do PSDB se reuniu, na quinta-feira (27), para avançar nessa negociação. “A Executiva Nacional do PSDB, em reunião terminada agora, autorizou abertura do diálogo formal com o Cidadania para possível formação de uma federação”, informou a direção da legenda nas redes sociais. Bruno Araújo, presidente nacional do partido, disse que o retorno sobre o assunto vai chegar em até 15 dias.
O governador de São Paulo, João Doria, comemorou o avanço das discussões. “Meus cumprimentos aos presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire, pela ótima decisão de criar uma federação entre nossos partidos. Juntos seremos mais fortes e lutaremos pelo Brasil e os brasileiros”, disse Doria no Twitter.
O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, se mostrou contente com o avanço demonstrado pelo lado do PSDB. Ele afirmou que o Cidadania já havia designado uma comissão para cuidar disso e apenas esperava sinalização positiva do PSDB.
OUTRAS NEGOCIAÇÕES
O Cidadania já havia iniciado conversas sobre possível federação com o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), PDT (Partido Democrático Trabalhista) e Podemos, mas as negociações não evoluíram, principalmente por fatores regionais.
Freire garantiu que a prioridade do Cidadania, no momento, é acelerar a discussão com o PSDB.
O senador Alessandro Vieira (SE) atualmente é pré-candidato à Presidência da República pelo Cidadania. Freire disse que a retirada ou não da pré-candidatura só será discutida caso a federação ocorra de fato.
“A possibilidade de federação, seja com PSDB ou Podemos, exige ajuste coerente de programa comum e garantia de mecanismos justos e transparentes de atuação conjunta durante 4 anos, em especial para definição de candidaturas e formação de chapas em todas as esferas, sem imposições”, escreveu o parlamentar, pré-candidato do Cidadania à Presidência da República, na sua rede social.
PRÉ-CANDIDATURA MANTIDA
O senador afirmou que a pré-candidatura segue mantida por enquanto. Caso a federação seja definida, Vieira disse que é preciso estabelecer como seria o processo de escolha da pré-candidatura a ser mantida.
“Não pode ser manda quem pode e obedece quem tem juízo”, de acordo com Alessandro Vieira.
Do lado do PSDB, o partido já considera como certo o apoio da federação à candidatura de Doria.