Análise: Em meio a calor escaldante, enviado dos EUA sobre o clima chega à China para estreitar laços

Análise: Em meio a calor escaldante, enviado dos EUA sobre o clima chega à China para estreitar laços

Análise: Em meio a calor escaldante, enviado dos EUA sobre o clima chega à China para estreitar laços

Durante onde de calor com temperaturas recorde, dois maiores poluentes do mundo sentarão para negociar sobre como reduzir emissões de carbono

EUA e China são responsáveis por quase metade das emissões do mundo e sentarão para tentar retomar discussões sobre clima EUA e China são responsáveis por quase metade das emissões do mundo e sentarão para tentar retomar discussões sobre clima22/08/2022REUTERS/Florence Lo/Ilustração

Nectar Ganda CNN

Hong Kong

 

 

Quando John Kerry, enviado dos EUA sobre o clima, for a Pequim neste domingo (16) para uma viagem muito esperada para reiniciar as negociações climáticas, sairá do avião em um dos verões mais quentes já registrados na capital chinesa.

Desde 1951, Pequim registrou temperaturas ultrapassando 40 °C em 11 dias — com quase metade delas ocorrendo nas últimas semanas, incluindo um novo recorde para o dia mais quente da cidade em junho.

Nos Estados Unidos, uma onda de calor extremo também está aumentando, com as temperaturas no sudoeste chegando a 49 °C.

É um problema global: o dia mais quente do planeta foi registrado por quatro dias consecutivos no início deste mês.

“Na verdade, esta é a situação deveria colocar a China e os EUA novamente na mesma página”, disse Li Shuo, consultor sênior de política global do Greenpeace China.

“Independentemente de suas diferenças políticas, os impactos das mudanças climáticas agora se tornaram uma experiência comum para ambos os países — não é mais uma crise hipotética ou desafio analítico, mas uma realidade viva que pode ser sentida na pele.”

Como os dois maiores poluidores do mundo — com as emissões da China de poluição do planeta sendo mais que o dobro das dos EUA —, os dois países respondem por quase 40% das emissões globais.

Isso significa que as tentativas de evitar os piores impactos da crise climática precisarão envolver essas duas nações poderosas, reduzindo drasticamente a produção de combustíveis fósseis — mas a cooperação climática entre elas foi amplamente congelada por quase um ano devido a tensões geopolíticas elevadas.

Em agosto do ano passado, Pequim interrompeu as negociações climáticas com Washington em protesto contra a visita da então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan — no meio da pior onda de calor que a China viu em seis décadas.

Mais de dois meses de calor escaldante secaram reservatórios, mataram plantações e gado, prejudicaram o fornecimento de energia e levaram a apagões contínuos em algumas das maiores e mais prósperas metrópoles chinesas.

Este ano, as temperaturas sufocantes chegaram ainda mais cedo, impactando centenas de milhões de residentes e novamente colocando grandes tensões na rede elétrica do país. A China Energy Investment Corporation, maior geradora mundial de energia movida a carvão, disse que sua produção de eletricidade atingiu uma alta histórica na segunda-feira.

As ondas de calor implacáveis ​​destacam a urgência de os EUA e a China retomarem a cooperação, já que a crise climática que se desenrola não esperará que os dois países consertem suas relações primeiro, dizem os especialistas.

“A suspensão das negociações climáticas estabeleceu um precedente muito ruim”, disse Li. “As tensões nas relações bilaterais não devem atrapalhar as discussões sobre o clima. Tem que ter mais resiliência.”

Uma viagem simbólica

Kerry é o terceiro membro do gabinete dos EUA a visitar a China nas últimas semanas, na tentativa do governo Biden de intensificar os esforços para consertar as comunicações fraturadas e estabilizar as relações tensas com Pequim.

No mês passado, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reuniu-se com o líder chinês Xi Jinping em Pequim, e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, reuniu-se com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, na semana passada. Na quinta-feira (13), Blinken se reuniu com o principal diplomata da China, Wang Yi, durante uma cúpula em Jacarta.

“Na esteira da covid e do agravamento das relações EUA-China, a mudança climática promete ser uma área em que a colaboração produtiva pode beneficiar nossos dois países e o resto do mundo”, disse Alex Wang, professor de Direito da Universidade de Califórnia, Los Angeles e especialista em política climática chinesa.

“Cada país agora tem grandes programas para investir e promover a descarbonização, mas nenhum dos lados está se movendo com rapidez suficiente”, acrescentou.

Kerry, de 79 anos, viajou para a China duas vezes desde que foi nomeado enviado especial do clima do presidente dos EUA, Joe Biden. Ele visitou Xangai em abril de 2021 e Tianjin cinco meses depois, em meio às rígidas restrições de Covid zero da China.

Desta vez, Kerry passará quatro dias em Pequim para se encontrar com altos funcionários chineses.

“O secretário Kerry pretende se envolver com a RPC para enfrentar a crise climática, inclusive no que diz respeito ao aumento da implementação e ambição e à promoção de uma COP28 bem-sucedida”, disse o Departamento de Estado dos EUA em comunicado na quarta-feira (12), referindo-se à China por seu título formal, o Povo do Povo . República da China.

O Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China disse que os dois lados terão uma “troca profunda de pontos de vista sobre a cooperação para lidar com as mudanças climáticas”.

Nenhum avanço esperado

Como as visitas de Blinken e Yellen, os especialistas não esperam grandes anúncios da viagem de Kerry, mas dizem que a ótica é significativa.

Li, o analista do Greenpeace, disse que observaria de perto quem se reuniria com Kerry em Pequim. A escalação padrão, disse ele, inclui o colega chinês de Kerry, Xie Jianhua, o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang e um vice-ministro de ecologia e meio ambiente.

Se Kerry tivesse uma audiência com o líder chinês Xi, isso enviaria um sinal importante sobre o compromisso de Pequim com o futuro envolvimento, disse Li.

Kerry já havia se encontrado com Xi em Pequim e Washington como então secretário de Estado durante o governo Obama.

Ele também trabalhou em estreita colaboração com Xie, enviado especial do clima da China, em um acordo climático EUA-China inovador que abriu caminho para o acordo climático de Paris de 2015. A dupla também assinou a declaração conjunta EUA-China em Glasgow na cúpula do clima COP26 em 2021.

Kerry disse à CNN em uma entrevista recente que as autoridades americanas planejavam pressionar a China sobre os compromissos de reduzir a queima de carvão e reduzir suas emissões de metano, um potente gás de efeito estufa.

“O que estamos tentando alcançar agora é realmente estabelecer alguma estabilidade, se pudermos no relacionamento, sem conceder nada”, disse Kerry. “Não vou fazer nenhuma concessão.”

Pequim, por sua vez, provavelmente pedirá a Washington que remova as tarifas dos painéis solares chineses, de acordo com Li. “Mas as chances de avanços são pequenas porque essas questões são altamente políticas”, disse ele.

Um objetivo mais realista, segundo Li, seria que os dois lados retomassem seu grupo de trabalho conjunto sobre cooperação climática e se comprometessem a continuar a comunicação antes da COP28 em Dubai, que começa em 30 de novembro.

Ambos os lados enfrentam pressão de suas próprias políticas domésticas para andar na corda bamba.

Na quinta-feira, os republicanos interrogaram Kerry diante de um painel da Câmara, atacando-o por não fazer o suficiente para pressionar a China a reduzir as emissões. Alguns o criticaram por se envolver em negociações climáticas com a China, citando seus históricos de direitos humanos e rivalidade estratégica com os EUA.

Kerry defendeu sua viagem, argumentando que seria “má prática da pior ordem, diplomática, política e de bom senso” os EUA não conversarem com a China.

“O que estamos tentando fazer é encontrar maneiras de cooperar para realmente enfrentar a crise, porque a China, como a segunda maior economia do mundo e como o maior emissor do mundo, é fundamental para que possamos resolver esse problema”, disse ele.

Eliminação gradual do carvão

Wang, o especialista da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), disse que a velocidade da transição da China para o carvão seria um importante tópico de conversa para Kerry.

“É quase a pergunta número um que qualquer pessoa de fora terá sobre as autoridades chinesas”, disse ele.

“É importante porque é uma fonte enorme de emissões e se a China não resolver isso, todo o seu sucesso em veículos elétricos não será tão significativo porque você está usando apenas eletricidade gerada a partir do carvão.”

Xi prometeu que a China atingirá o pico de emissões de carbono até 2030 e se tornará neutra em carbono até 2060. Isso exigiria que o país eliminasse gradualmente a energia a carvão, que responde por cerca de 60% de sua geração total de eletricidade.

Para atingir esse objetivo, a China aumentou massivamente a instalação de energia limpa. Sua capacidade solar é agora maior do que o resto do mundo combinado, e sua capacidade eólica é aproximadamente igual ao total combinado dos outros sete principais países, de acordo com um estudo da organização sem fins lucrativos Global Energy Monitor.

Mas, ao mesmo tempo, a China também vem construindo um grande número de novas usinas a carvão devido a preocupações renovadas com a segurança energética após meses de escassez de energia em 2021 e 2022.

Para muitos governos locais, o carvão ainda é visto como a solução mais fácil e barata para interrupções de energia. “A ideia de segurança e a ideia de ter backup suficiente para energia renovável fazem parte da história de por que o carvão ainda é tão confiável”, disse Wang.

No primeiro trimestre deste ano, os governos provinciais aprovaram mais geração de eletricidade a carvão do que em todo o ano de 2021, de acordo com um estudo de documentos oficiais do Greenpeace.

“A expansão do carvão é um grande desafio para a política climática da China”, disse Li. “Se o consumo de carvão não diminuir proporcionalmente e em quantidade absoluta, será muito difícil para a China alcançar reduções de emissões significativas e de longo prazo.”

Com reportagem de Helen Regan e Ella Nilsen