Secretaria Municipal de Educação inaugura pintura em homenagem a Darcy Ribeiro

Secretaria Municipal de Educação inaugura pintura em homenagem a Darcy Ribeiro

CAPITAL FLUMINENSE

Secretaria Municipal de Educação inaugura pintura em homenagem a Darcy Ribeiro

Educador e antropólogo atuou como os de Ministro-chefe da Casa Civil e Ministro da Educação, ambos durante o governo João Goulart

 

(Foto: Reprodução)

  •  
  •  

Um dos maiores defensores da Educação, Darcy Ribeiro, terá na segunda-feira (12), uma pintura em sua homenagem no CIEP que leva o seu nome, em Campo Grande, na Zona Oeste. A ação é realizada pelo projeto Territórios Educativos, da Secretaria Municipal de Educação. Com mais de 25 metros quadros, a pintura da artista RafaMon vai eternizar a imagem do educador e antropólogo que tanto fez pela educação do Rio de Janeiro, com a idealização e implantação dos CIEPs.

Intelectual nascido em Montes Claros, Minas Gerais, Darcy Ribeiro atuou como antropólogo, historiador e sociólogo, destacando-se na defesa dos povos originários e da educação brasileira. Sua atuação política incluiu cargos como os de Ministro-chefe da Casa Civil e Ministro da Educação, ambos durante o governo João Goulart. Após a redemocratização, Darcy Ribeiro concebeu os Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs, implantados no Rio de Janeiro durante os dois governos de Leonel Brizola (de 1983 até 1987 e 1991 até 1994). Tratava-se, segundo Darcy, de uma “revolução na educação pública do país”, pois era a primeira tentativa consistente de oferecer ensino público de qualidade em período integral.

“Darcy foi um educador e antropólogo único, que nos inspira até hoje. Esta homenagem é uma forma de agradecer os frutos que colhemos de sua existência, além de ser um presente para os nossos alunos. É um orgulho ter um CIEP que carrega o nome de Darcy. Queremos eternizar sua defesa pela escola pública de qualidade, pelo ensino integral e pela sala de aula como instrumento de combate às desigualdades sociais. Os CIEPs representam uma transformação de pensamento na educação brasileira. Celebrar a vida de Darcy é celebrar a educação brasileira”, comentou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A inauguração vai contar com a presença do secretário e de Zezé Latgé, diretora administrativo-financeira da Fundação Darcy Ribeiro, e Lia Ciomar Macedo de Faria, secretária de Educação durante o governo Brizola, coordenadora dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) junto com Darcy Ribeiro e professora da Faculdade de Educação da Uerj.

O evento mobilizará professores, alunos, responsáveis e funcionários e contará ainda com apresentações de turmas do 2º ano do próprio CIEP em performances que tematizarão desde a biografia do homenageado até a sua atuação na defesa dos povos indígenas. Sendo uma unidade bilíngue, o evento contará também com o coral de vozes da própria escola executando a cantata de Natal “O Tannenbaum”. A Gerência de Leitura realizará a distribuição de livros aos alunos e à comunidade escolar.