Comissão debate os 60 anos de luta pela reforma urbana

Comissão debate os 60 anos de luta pela reforma urbana

Comissão debate os 60 anos de luta pela reforma urbana

 

Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Saúde - campanhas - agentes comunitários de saúde orientações em domicílio periferias favelas (Cidade Estrutural-DF)

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (24), os 60 anos de luta pela reforma urbana e a plataforma de luta pelo direito à cidade.

O debate será realizado às 9 horas, no auditório Nereu Ramos.

O deputado Joseildo Ramos (PT-BA), que propôs o debate, destaca que, embora nem sempre reconhecidas, as lutas urbanas tiveram e ainda têm grande relevância na construção democrática. "Suas origens remontam o início do século XX, ganhando maior visibilidade nos anos 1960, quando o governo de João Goulart pautou o debate de reformas de base", afirma.

"Resgatar os primeiras iniciativas de Reforma Urbana e comemorar os 60 anos do Seminário de Habitação e Reforma Urbana, não se limita a um mero olhar no retrovisor, significa olhar o passado para entender o presente e consolidar a luta futura, garantindo a convergência das pautas da Reforma Urbana para todo o território nacional", afirma.

Segundo o parlamentar mais de 85% da população brasileira – em torno de 160 milhões de habitantes – vive nas cidades e sofre no seu cotidiano com as precárias condições de habitação, transporte, saneamento, saúde, salubridade e trabalho, às quais se somam a violência, a fome, a poluição, os desastres provocados por eventos climáticos extremos.

O debate pode ser acompanhado por meio do canal do YouTube na Câmara dos Deputados

 

Da Redação – RL

Fonte: Agência Câmara de Notícias