SÃO PAULO - DEBATE ANALISA 50 ANOS DO GOLPE NO CHILE
SÃO PAULO - DEBATE ANALISA 50 ANOS DO GOLPE NO CHILE
O golpe militar contra o governo constitucional e legítimo do presidente Salvador Allende aconteceu em 11 de setembro de 1973, há 50 anos, portanto. Neste dia sombrio, militares sob o comando do chefe do exército chileno, o general Augusto Pinochet, bombardearam o Palácio La Moneda, sede do Poder Executivo do Chile. Allende não se rendeu aos golpistas e suicidou no gabinete presidencial.
TERROR
O regime militar chileno, chefiado por Pinochet, foi uma das ditaduras de direita mais crueis da America Latina. Foi caracterizado pela supressão sistemática de partidos políticos e pela perseguição de dissidentes em nível sem precedente na história do Chile. Ao todo, o regime deixou mais de 3 mil mortos ou desaparecidos, torturou milhares de prisioneiros e forçou 200 mil chilenos ao exílio. O Estádio Nacional de Santiago, nas semanas que se seguiram ao golpe, transformou-se no maior palco do horrores das Américas.
DEBATE
Hoje, Paulo Cannabrava, Joana Salém, João Vicente Goulart, Gilberto Marigone e Pedro Pomar, com mediação de Vilma Amaro, vão debater a data e homenagear o presidente-mártir Salvador Allende. O evento será transmitido pelo YouTube do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.
SERVIÇO
EVENTO: Debate "50 anos do golpe no Chile".
LOCAL: Auditório Vladimir Herzig - Rua Rego Freitas, 530 - sobre loja Vila Buarque - São Paulo - SP
HORA: 19h
ENTRADA: Franca.