Rússia hasteia bandeira em Avdiivka e aproveita vantagem sobre Ucrânia

Rússia hasteia bandeira em Avdiivka e aproveita vantagem sobre Ucrânia

Rússia hasteia bandeira em Avdiivka e aproveita vantagem sobre Ucrânia

Após retirada da cidade que defendem há uma década, forças ucranianas lutam para manter posição de defesa em vários pontos da linha de frente como nas regiões de Kharkiv, Donetsk e Zaporizhzhia

Bandeira russa é hasteada em Avdiivka, Ucrânia, nesta captura de tela de vídeo compartilhada pelo Embaixador Geral do Ministério das Relações Exteriores da Rússia no sábado (17) Bandeira russa é hasteada em Avdiivka, Ucrânia, nesta captura de tela de vídeo compartilhada pelo Embaixador Geral do Ministério das Relações Exteriores da Rússia no sábado (17)@miroshnik_r/Telegram

Tim Listerda CNN

 

 

A bandeira russa foi hasteada em várias partes de Avdiivka, em Donetsk, horas depois das forças ucranianas terem feito uma retirada apressada das ruínas de uma cidade que defendem há uma década.

 

Mas o exército da Ucrânia está sob pressão em vários outros pontos ao longo da linha da frente, que serpenteia por cerca de 1 mil quilômetros desde a fronteira com a Rússia, no norte, até ao Mar Negro.

Os militares russos podem ter percebido uma janela de vulnerabilidade no seu adversário. As melhores unidades da Ucrânia estão esgotadas após dois anos de combate; há um novo comandante-chefe, Oleksandr Syrskyi; e as tropas ucranianas têm falta de munições e estão vulneráveis a ataques aéreos implacáveis.

O objetivo declarado do presidente Vladimir Putin é tomar todas as regiões orientais de Luhansk e Donetsk, mas poucos acreditam que ele irá parar por aí se houver mais oportunidades.

 

Os russos lançaram uma campanha determinada para tomar Avdiivka em outubro. Mas eles também estão atacando perto de Bakhmut e Mariinka (também em Donetsk), e em direção a Kupiansk, no norte.

Na frente sul, em Zaporizhzhia, fontes russas e ucranianas falam de um enorme aumento russo na área onde os ucranianos tentaram lançar a sua contraofensiva no verão passado. Segundo alguns analistas, foi reunida uma força de 50 mil homens.

A atualização diária dos militares ucranianos dá uma ideia do poder de fogo que agora está sendo exercido pelos russos. Só no sábado (17), ocorreram 82 combates. “O inimigo lançou um total de 13 mísseis e 104 ataques aéreos, disparando 169 vezes de múltiplos sistemas de lançamento de foguetes contra posições militares ucranianas e áreas residenciais”.

A atualização está repleta de palavras como “repelidos” e “retidos”, à medida que as unidades ucranianas nas regiões de Kharkiv, Donetsk e Zaporizhzhia se agarram às suas posições defensivas.

Cidade ucraniana de Avdiivka está em ruínas após intesos ataques russos para tomada do território / 17/10/2023 REUTERS/Yevhen Titov

Ivan Tymochko, presidente do Conselho de Reservistas das Forças Terrestres Ucranianas, disse no sábado que “apesar do fato da nossa atenção estar focada em Avdiivka, de fato, combates muito intensos estão em curso no setor de Lyman-Kupiansk, [e] perto de Bakhmut. O inimigo acumulou forças na área de Robotyne”, outra área de conflito na frente sul.

Os ucranianos estão tentando estabelecer novas posições defensivas a norte de Avdiivka, em terrenos mais elevados. Os analistas não esperam um ataque russo imediato nessas linhas, à medida que as tropas se reagruparem, mas poderão tomar algumas vilas periféricas.

A destruição causada pela artilharia russa e pelos ataques aéreos durante vários meses em Avdiivka deixou essencialmente os ucranianos sem cobertura. A mesma abordagem russa – destruir tudo o que se encontra no caminho – acabou funcionando em 2022 nas cidades de Severodonetsk e Lysychansk.

Um soldado na área, Yehor Firsov, disse à TV ucraniana no sábado: “Pensem: o que é o nosso [pequeno] drone FPV contra uma bomba de 500 kg ou uma enorme bomba de 1 tonelada que atinge um edifício e o destrói? Foi assim que o inimigo ganhou vantagem, destruindo tudo e avançando na cidade”.

Tendo tomado o que resta da cidade, os russos podem libertar algumas unidades para reforçar os ataques às ruínas da vizinha Mariinka. Nos últimos dias, avançaram ao sul da cidade, e as defesas ucranianas na direção de Vuhledar estão agora sob intensa pressão. Os militares ucranianos relataram no domingo (18) que, no dia anterior, os russos “fizeram 23 tentativas de romper as nossas defesas”.

O objetivo russo a oeste e noroeste de Bakhmut é a pequena cidade de Chasiv Yar, que fica em alturas de comando dentro do alcance da artilharia das cidades de Kramatorsk e Kostiantynivka. Na semana passada, o porta-voz dos militares ucranianos naquela área, Illia Yevlash, disse que em um dia os russos bombardearam posições ucranianas mais de 600 vezes.

Artilharia ucraniana dispara durante combates perto da cidade ucraniana de Bakhmut / 14/04/2023 REUTERS/Kai Pfaffenbach

“Precisamos de mais munições, milhares e milhares de munições, especialmente as de 155 mm”, disse Yevlash. “O inimigo está tentando atacar pelos flancos. Eles estão usando pequenos grupos de assalto, já que o equipamento pesado não pode se mover pelos campos devido às condições de gelo e às estradas intransitáveis”.

A Ucrânia ainda detém quase metade da região de Donetsk, cuja tomada tem sido um objetivo consistente da invasão do presidente Vladimir Putin. Os russos levaram meses para capturar apenas 30 quilômetros quadrados dentro e ao redor de Avdiivka.

No sul, a primeira sondagem russa nas linhas ucranianas já começou. De acordo com os militares ucranianos, três tanques russos foram destruídos no sábado e dezenas de soldados mortos no meio de uma ofensiva russa que “envolveu 30 equipamentos e um número bastante grande de pessoal inimigo”, em mais de uma dúzia de tentativas de romper as linhas ucranianas.

“Não houve perdas de posições no setor Zaporizhzhia. O inimigo sofreu perdas significativas. Estamos impedindo a ofensiva do inimigo”.

Mas os bloggers militares russos tiveram uma opinião diferente, dizendo que as 42ª e 76ª divisões russas avançaram cerca de dois quilômetros perto da vila de Robotyne, que os ucranianos tomaram no verão passado, e atacaram as posições defensivas ucranianas com artilharia e ataques aéreos.

Aqui, como em outros lugares, os russos aumentaram enormemente o uso de bombas planadoras de 500 kg lançadas por aeronaves contra as quais as tropas ucranianas da linha de frente têm pouca proteção.