Putin: luta com neonazistas, que permitiram situação de ameaça mortal à Rússia, era inevitável

Putin: luta com neonazistas, que permitiram situação de ameaça mortal à Rússia, era inevitável

Putin: luta com neonazistas, que permitiram situação de ameaça mortal à Rússia, era inevitável

Vladimir Putin, presidente russo, em uma reunião para comemorar o décimo aniversário do restabelecimento das Sociedades Histórica e Histórico-Militar da Rússia, 4 de novembro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022

© Sputnik / Yevgeny Biyatov

 

O presidente russo descreveu o conflito na Ucrânia como resultado da tentativa de neonazistas de minar a Rússia e de desintegrar o país.

As potências estrangeiras que fornecem armas e mercenários à Ucrânia são implacáveis com seus cidadãos, apenas promovem seus próprios interesses às custas da Ucrânia, disse na sexta-feira (4) o presidente russo Vladimir Putin, em uma reunião para comemorar o décimo aniversário do restabelecimento das Sociedades Histórica e Histórico-Militar da Rússia.

"E hoje, fornecendo continuamente armas para a Ucrânia e enviando mercenários para lá, eles [potências estrangeiras] são absolutamente implacáveis para seus cidadãos. Eles promovem às suas custas seus objetivos geopolíticos, que nada têm a ver com os interesses do povo ucraniano", afirmou o alto responsável russo.

 

O conflito com os neonazistas ucranianos era inevitável, na opinião dele.

"O conflito da Rússia com o regime neonazista que surgiu na Ucrânia era inevitável. Se não fossem as ações que tomamos em fevereiro, teria sido a mesma coisa, só que de uma posição pior para nós", avaliou o presidente da Rússia.

 

"A situação na Ucrânia foi levada por seus chamados amigos ao ponto de se tornar mortal para a Rússia e suicida para o próprio povo ucraniano. Nós podemos ver isso mesmo pela natureza das hostilidades: é simplesmente incrível o que está acontecendo lá, é como se os ucranianos não existissem, eles são simplesmente jogados no forno."

Presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião com os chefes dos serviços secretos dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), 26 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2022

Operação especial militar russa

Rússia está ciente dos planos da Ucrânia de usar uma 'bomba suja', diz Putin

26 de outubro, 08:47

 

O mandatário sublinhou que "é justamente a Ucrânia, o povo ucraniano, a primeira e principal vítima de uma incitação deliberada de ódio contra os russos, contra a Rússia".

"Recordamos e lembramos o que aconteceu em 1941 quando, apesar das indicações de inteligência de que um ataque à União Soviética era iminente, foram adiadas as medidas de defesa necessárias, e que preço pesado foi pago pela vitória sobre o nazismo na época", disse Vladimir Putin, acrescentando que a situação atual entre a Rússia e a Ucrânia "também não é fácil".

 

"É difícil e amargo também por causa de se tratar essencialmente da luta de um povo entre si. Basicamente está em curso um confronto dentro de um só povo", explicou o chefe de Estado.

Os esforços da Rússia para alcançar a justiça histórica causam irritação no Ocidente, apontou.

"Nossos posicionamentos sobre a preservação da memória histórica e, portanto, de nossa soberania, causam irritação em alguns países do Ocidente. De fato, isso tem acontecido há séculos. Mas ainda hoje há tentativas de derrubar o solo debaixo de nossos pés", comentou ele.

Ele destacou a história e a cultura nacionais como base da identidade nacional, da mentalidade russa, dos valores tradicionais, da criação da geração mais jovem e da base do Estado russo.