Pesquisador do Inpa desmente Bolsonaro sobre Amazônia não pegar fogo

Segundo o presidente, a Amazônia não pega fogo porque é uma floresta úmida

Pesquisador do Inpa desmente Bolsonaro sobre Amazônia não pegar fogo

Pesquisador do Inpa desmente Bolsonaro sobre Amazônia não pegar fogo

Segundo o presidente, a Amazônia não pega fogo porque é uma floresta úmida

 


Sem_titulo_87A8ECEA-DB19-424F-9123-94D39E42CD38.jpgFoto: Bruno Kelly - Reuters

WALDICK JÚNIOR

 

 

Nesta segunda-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro mentiu para investidores que o ouviam discursar durante evento em Dubai. Segundo ele, a Amazônia não pega fogo porque é uma floresta úmida. A frase repercutiu negativamente nas redes sociais. Para esclarecer a afirmação A Crítica conversou com Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), membro da Academia Brasileira de Ciências e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.

“Na verdade a floresta está menos úmida e principalmente com uma maior variabilidade climática, porque o período das secas, quando ocorre a maior parte do desmatamento, está mais severo”, explica o cientista. 

 

 

Ele ressalta ainda que, mesmo em áreas úmidas, o fogo pode se espalhar, secar a mata e permitir ainda mais incêndios. As queimadas viram um efeito cascata. 

“Esse fogo vai matar as árvores, porque elas não são adaptáveis a ele como acontece no Cerrado. E a mata queimada fica seca, permitindo novos incêndios e com capacidade ainda maior de se espalharem, destruindo mais áreas”, ressalta Philip. 

Em outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais mostrou que a Amazônia Legal teve uma área de 877 km² sob alerta de desmatamento. A porcentagem representa uma alta de 5% em relação ao mesmo período de 2020 e é também o maior número já registrado em outubro para a série histórica. 

No evento Invest Brazil Forum, o presidente Jair Bolsonaro disse que o país sofre ataques injustos por conta das queimadas. Ele convidou os presentes a visitarem a floresta para verem a verdadeira “realidade” da Amazônia. 

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem, um passeio pela Amazônia é algo fantástico… Até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo, que os senhores vejam, realmente, o que ela tem”, disse.


Repercussão nas redes

 

Um dos primeiros políticos a se manifestar sobre a fala de Bolsonaro foi o vice-presidente da Câmara Marcelo Ramos (PL-AM). No Twitter, o deputado federal escreveu que “a frase só depõe contra o próprio governo ao confinar que as queimadas sempre são decorrentes de ação humana e aumentam com a falta de fiscalização”. 

Além dele, se manifestou também Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, uma rede de 37 entidades da sociedade civil brasileira.
“Consta que Jair Bolsonaro tenha discursado por 4 minutos hoje em Dubai. Neste tempo, pelo ritmo atual do desmatamento, cerca de 4180 árvores foram derrubadas na Amazônia”, tweetou