Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 54% dos votos válidos e Bolsonaro, 46%

Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 54% dos votos válidos e Bolsonaro, 46%

Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 54% dos votos válidos e Bolsonaro, 46%

 Por   

Jair Bolsonaro e Lula (Fotomontagem HP)

A pesquisa mostra que 93% dos eleitores de Lula estão decididos a votar nele, e 94% dos eleitores de Bolsonaro dizem que sua decisão é definitiva

Pesquisa Genial/Quaest desta semana mostra estabilidade no quadro geral da eleição: Lula tem 49% das intenções de voto totais (estimativa entre 47% e 51%), enquanto Bolsonaro tem 41% (estimativa entre 39% e 43%). Em votos válidos, Lula teria 54% e Bolsonaro, 46%.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Lula tem larga vantagem no Nordeste (71% a 29% em votos válidos), enquanto Bolsonaro vence no Sul e Centro-Oeste. O jogo no Sudeste está apertado, com vantagem numérica para Bolsonaro, mas os dois empatados na margem de erro.

A vantagem de Lula sobre Bolsonaro entre as mulheres continua alta: são 10 pontos. Entre os homens, eles aparecem empatados tecnicamente na margem de erro.

Os estratos de escolaridade também mostram larga vantagem para Lula entre os eleitores com baixa escolaridade, e vantagem, menor, de Bolsonaro sobre Lula entre quem tem escolaridade alta.

Outro dado relevante da pesquisa é a constatação do voto em Lula entre os eleitores de Ciro. Pela primeira vez fora da margem de erro, é possível constatar que 54% dos eleitores de Ciro no 1º turno vão votar em Lula no 2º turno, enquanto 21% vão votar em Bolsonaro.

 

A estabilidade do quadro é grande e parece mais forte com os dados de decisão de voto: 93% dos eleitores de Lula estão decididos a votar nele, enquanto 94% dos eleitores de Bolsonaro dizem que sua decisão é definitiva. Mas, como cada voto conta, os 6% em cada grupo estão em disputa.

Nos indicadores mais subjetivos de humor e preferência, observamos vantagem menor do que em votos válidos para Lula: 53% acham que Lula merece uma segunda chance e 47% acham que Bolsonaro merece uma segunda chance como presidente.

A maioria tem mais medo da continuidade do governo Bolsonaro (45%), enquanto 41% tem medo da volta ao PT. Se transformarmos em votos válidos, essa posição significaria 52% anti-Bolsonaro e 48% anti-PT. Uma disputa apertada!

A motivação para votar em Lula, entre bolsonaristas, é cada vez mais o desejo de não ver o PT de volta ao poder. Na última rodada, 45% diziam que votavam em Bolsonaro para não permitir a volta do PT. Agora, esse numero oscilou para 47%.

Apesar dos indicadores de humor apontarem para uma diferença menor da distância entre os candidatos, o clima de opinião ainda é muito favorável a Lula. A grande maioria (55%) ainda acredita que Lula vai vencer a eleição.

A pesquisa foi realizada pela Quaest, com recursos do Banco Genial, por meio de entrevistas presenciais com 2.000 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.