Pemex deixará de exportar petróleo em 2023

A estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) anunciou como meta suspender suas exportações de petróleo cru até 2023 e destinar toda a sua produção ao consumo interno, informou seu diretor, Octavio Romero

Pemex deixará de exportar petróleo em 2023

Pemex deixará de exportar petróleo em 2023

.

FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailTelegramCompartilhar

Estatal mexicana vai refinar produto internamente

Monitor Mercantil – A estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) anunciou como meta suspender suas exportações de petróleo cru até 2023 e destinar toda a sua produção ao consumo interno, informou seu diretor, Octavio Romero. Ao apresentar um programa para alcançar a autossuficiência energética, Romero explicou que a estratégia contempla uma redução das exportações de petróleo mexicano até 2022 para 435 mil barris por dia.

“Até 2023 e até 2024, praticamente toda a produção da Pemex será processada, será refinada”, disse o gerente, acompanhado do presidente Andrés Manuel López Obrador.

A capacidade de refino da Pemex aumentará com a entrada em operação da refinaria Dos Bocas, a mais importante obra de infraestrutura do governo López Obrador, iniciada em dezembro de 2018. O aumento também se deve à reabilitação das seis refinarias existentes e à incorporação do recém-adquirido Deer Park, com sede em Houston, Texas.

“Praticamente 100% do petróleo mexicano será refinado em nosso país para garantir o abastecimento de combustível”, explicou Romero. Ele indicou que a produção mexicana de petróleo se estabilizará em 2 milhões de barris por dia a partir de 2024, ante os atuais 1,75 milhão.

O governo López Obrador atua no sentido de fortalecer a estatal Pemex, cujas finanças se deterioraram nos últimos anos devido aos elevados e constantes repasses de recursos aos cofres oficiais, em meio à queda na produção de petróleo.

Em matéria de fertilizantes, a partir de 2022 serão investidos US$ 300 milhões para continuar com o processo de reabilitação das fábricas, com o objetivo de aumentar a contribuição de 24% para 49% da demanda nacional.