Manobra de Randolfe tira vaga da oposição na CPMI do 8 de janeiro

Manobra de Randolfe tira vaga da oposição na CPMI do 8 de janeiro

CONGRESSO NACIONAL

Manobra de Randolfe tira vaga da oposição na CPMI do 8 de janeiro

Líder do governo Lula no Congresso mudou de bloco parlamentar e afirmou que estratégia foi para ter maioria na CPMI protocolada pela oposição

Por Lucyenne Landim 

 

Randolfe Rodrigues é líder do governo Lula no Congresso Nacional - Foto: Lucyenne Landim/O TEMPO Brasília

Randolfe Rodrigues é líder do governo Lula no Congresso Nacional — Foto: Lucyenne Landim/O TEMPO Brasília

 

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mudou do bloco parlamentar que integrava no Senado em um movimento que reduziu o espaço que a oposição terá na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos criminosos de 8 de janeiro, criada nesta quarta-feira (26). Ele admitiu que a estratégia foi para que o governo tenha maioria de presença e votos na CPMI.

Randolfe saiu do bloco formado por União, PSDB, Podemos, PDT e MDB e passou a integrar o dos partidos PSB, PSD e PT, além do agora Rede. Com isso, aumentou para seis o número de vagas que cada um dos dois blocos terá de direito na CPMI por conta do critério de proporcionalidade.

Já o bloco Vanguarda, formado pelos partidos PL e Novo, que compõem a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), perdeu uma das três vagas a que tinham direito. Com a manobra de Randolfe, o grupo terá apenas duas cadeiras na CPMI. O quarto bloco existente é o formado por PP e Republicanos, que deve ter mais duas vagas.