"Estou mais preocupado com o golpe de janeiro de 2023 do que de 1964", diz Lula

ATAQUES À DEMOCRACIA

"Estou mais preocupado com o golpe de janeiro de 2023 do que de 1964", diz Lula

Início da ditadura militar no Brasil completa 60 anos em abril; presidente avalia que Forças Armadas não devem ser tratadas como inimigas

 

Estadão Conteúdo

ESTADÃO CONTEÚDO Matheus de Souza e Caio Spechoto

Ricardo Stuckert / Presidência da República Entrevista foi gravada no Palácio do Planalto.Ricardo Stuckert / Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não quer ficar "remoendo o passado" e que está mais preocupado com os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado do que com o golpe de 1964, que completa 60 anos em abril com desaparecimentos não resolvidos e militares anistiados. Lula deu as declarações em entrevista à RedeTV!, que foi gravada pela manhã e transmitida na noite de terça-feira (27).

— Estou mais preocupado com o golpe de janeiro de 2023 do que de 1964, quando eu tinha 17 anos de idade. Isso já faz parte da história, já causou o sofrimento que causou, o povo conquistou o direito de democratizar esse país. Os generais que estão hoje no poder eram crianças naquele tempo — disse o presidente.

Lula também afagou seu ministro da Defesa, José Múcio. De acordo com o presidente, na gestão de Múcio, militares que comprovadamente participaram dos atos golpistas do 8 de Janeiro estão sendo julgados e, se provados culpados, serão punidos.

— Lembra algum momento em que um general foi chamado pela Polícia Federal para prestar depoimento? Em nenhum momento, os militares foram punidos como estão sendo agora. Múcio tem feito um trabalho adequado — declarou o presidente, afirmando que é preciso aproximar a sociedade e as Forças Armadas e que a instituição "não pode ser tratada a vida inteira como se fosse inimiga".