Manchetes dos jornais de domingo 27-08-2023

Manchetes dos jornais de domingo 27-08-2023

Edição de Chico Bruno 

 

Manchetes dos jornais de domingo 27-08-2023

 

Valor Econômico – Não circula aos sábados, domingos e feriados 

 

FOLHA DE S.PAULO – Com privilégios, servidor recebe 8,9% do PIB em salários

 

O ESTADO DE S.PAULO – Indústria se moderniza, mas ainda faltam 5G e mão de obra

 

O GLOBO – STF amplia decisões por omissão de outros poderes

 

CORREIO BRAZILIENSE – Brasilienses reagem contra o feminicídio

 

Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes do dia

 

PIB em salários - Privilégios de poucos, gestão ineficiente e a herança de um sistema de Previdência generoso demais. Esses são três importantes fatores que impactam os gastos com servidores no Brasil, segundo diferentes especialistas ouvidos pela Folha. A discussão de como resolver esses problemas está na ordem do dia, mas a busca de soluções trouxe de volta um antigo debate, se o Brasil quer um Estado mínimo ou um Estado de bem-estar social. "A nossa Constituição definiu que o Brasil teria um Estado de direito pleno, com saúde pública, base escolar ampla, da pré-escola ao nível superior, e uma rede de assistência social, e isso sinalizou que haveria um gasto maior", diz Felipe Drumond, consultor da República.org, entidade dedicada a incentivar o debate sobre servidores. O gasto com salário de servidores, considerando União, estados e municípios, por exemplo, está na média global, mostram dados do FMI (Fundo Monetário Nacional). No Brasil, o salário pago no setor público equivale a 8,9% do PIB (Produto Interno Bruto). É menor que a média na Finlândia (10%) e na China (9,8%), mais que o Peru (6,2%) e o Chile (6,8%), mas praticamente igual a Espanha e Áustria (ambos com 9%). Os gastos no país estão acima dos de economias que integram o G20 —o bloco dos países mais ricos—, como França (8%), Reino Unido (7,3%) e Alemanha (5,9%). Os custos com a folha, no entanto, vão distanciando o Brasil da média internacional quando se olha as carreiras no detalhe. 

 

Esbarra na falta de antenas - Alta tecnologia permite no Brasil controlar a aqualidade de milhões de barras de chocolate, rastrear trens com matéria-prima para aço e medir o risco de acidentes de trabalho. A chegada do 5G, há cerca de um ano, acelerou a digitalização e automação em um grupo de indústrias e empresas, a maioria delas de grande porte e em condições de contratar rede privativa, com acesso a antenas próprias. O custo dessa solução e a falta de redes impede maior uso do 5G. O ganho de eficiência a partir de novas tecnologias esbarra também na falta de mão de obra. Entre os setores mais inovadores, estão a agroindústria, saúde, robótica e automotivo.   

 

Última palavra - Nos últimos quatro anos, marcados pelo avanço do conservadorismo, o Supremo intensificou decisão por omissão inconstitucional, quando entende que o Legislativo e Executivo falharam na edição de leis e resoluções que deveriam implementar o que a Constituição determina. No período, foram proferidas 60 das 122 sentenças, desde 1990, em que o STF deu a palavra final em geral sobre costumes, segurança e direitos de minorias.   

 

Combate ao feminicídio - O feminicídio diz respeito a todos. É preciso, portanto, fazer algo para impedir que mulheres brasilienses percam a vida para a covardia de homens violentos. Em programas desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública do DF, empresas e igrejas se engajam em ações para alertar sobre a violência doméstica e estimular uma cultura de paz. As mudanças já são visíveis. “Anteriormente, a segurança pública parecia distante para nossos associados, mas agora compreendemos sua ligação com o desenvolvimento local”, afirma José Rodrigues Neto, presidente da Agenciauto, participante de uma das parcerias.

[27/8 08:38] Celso Tesoureiro Ppl Sp: RESUMO DE DOMINGO, 27/08/2023 - 2ª parte

 

Para Lula, Conselho da ONU fomenta a guerra - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente, ontem, em Luanda, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) — do qual o Brasil postula fazer parte como membro permanente. Para ele, o organismo é um fator de insegurança mundial por causa da política externa de seus próprios integrantes. Conforme avaliou, aquele que “deveria ser a segurança da paz e da tranquilidade, é o que faz a guerra sem conversar com ninguém”. “A Rússia vai para a Ucrânia sem discutir no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos vão para o Iraque sem discutir no Conselho de Segurança. A França e a Inglaterra (na verdade o Reino Unido) vão invadir a Líbia sem passar pelo Conselho de Segurança. Ou seja, quem faz a guerra, quem produz arma, quem vende armas são os países do Conselho de Segurança. Está errado”, afirmou. Para Lula, o Conselho de Segurança da ONU não representa a diversidade de forças geopolíticas existentes atualmente. “Estou há mais de 15 anos brigando pela participação no Conselho de Segurança. Agora, vou falar com o meu amigo (Joe) Biden: ‘Você pode tratar de começar a defender o Brasil’. Os Estados Unidos nunca disseram ‘não’ perto de mim, mas também não disseram que ‘sim’. Eles não querem que a gente entre, mas acho que vão mudar. A gente vai brigar com eles para entrar”, garantiu. Lula e Biden se encontrarão em Nova York, em setembro, na cerimônia de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

Consolidação da liderança - Depois das passagens pela África do Sul e por Angola, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje, em São Tomé e Príncipe, da XIV Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Sob o tema “Juventude e Sustentabilidade”, o grupo — que é composto por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste — pretende aprofundar cooperação em temas como educação, saúde, segurança alimentar, trabalho e meio ambiente. Para especialistas ouvidos pelo Correio, o giro africano de Lula reforça o esforço do Brasil em se tornar um protagonista do cenário global, em especial na comunidade da língua portuguesa — condição negligenciada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, as frequentes viagens têm dois objetivos: fazer um contraponto em relação ao antecessor e reconstruir a imagem do presidente como um interlocutor de projeção mundial, e não somente regional.

 

Sistema bancário moderno com toque brasileiro - — Por ser o sistema financeiro brasileiro um dos mais avançados do mundo, com uma regulação rígida que o tem afastado de crises internacionais, o governo de Moçambique quer ajuda não apenas para modernizar o ambiente de finanças do país, mas, também, para interligar eletronicamente os mercados dos 54 países da África — a fim de facilitar os fluxos de investimentos e comércio na região. Hoje, 57% dos 1,4 bilhão de africanos não têm conta bancária, agravando as desigualdades econômicas e sociais no continente e empurrando parcela importante da atividade produtiva para a informalidade. O foco dos africanos é a modernização dos sistemas bancários a partir da transformação digital, incluindo o uso de inteligência artificial nos serviços financeiros, a cibersegurança e a participação das fintechs no mercado, além de novos modelos de negócios no setor de seguros, regulação, compliance e bancarização. Tudo que o Brasil já pratica. Daí porque Moçambique convidou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, para participar de debates da conferência Banking Financial Service and Insurance (BFSI), dias 13 e 14 de setembro, em Maputo, capital moçambicana.

 

Maia e a difícil tarefa de evitar a guerra na CPMI - Quando o deputado Arthur Maia (União-BA) foi escolhido para presidir a CPMI do 8 de janeiro, os bolsonaristas — que fizeram muita pressão para que o colegiado fosse formado, a contragosto dos governistas — comemoraram. Afinal, apesar de os aliados do Palácio do Planalto serem presença majoritária e contarem, também, com a relatoria, entregue à senadora Eliziane Gama (PSD-MA), acreditaram que a presença de Maia evitaria o desastre para a imagem do ex-presidente e seus apoiadores, tal como ocorreu na CPI da Covid. Passados três meses, a visão que os oposicionistas têm de Maia mudou — para pior. Ao ponto de ele ter sido chamado, na semana passada, de “pizzaiolo” por um deputado bolsonarista, que enxerga uma condução parcial das sessões pelo presidente. Maia garante que tenta equilibrar as forças para que o resultado dos trabalhos não seja leniente com os que realmente têm participação na tentativa de golpe e nem excessivamente punitivo com aqueles cuja atuação foi apenas subsidiária. Mas, diante dos indícios cada vez mais fartos de que Bolsonaro tem ligações com a tentativa de golpe, encontrar o consenso entre governo e oposição tornou-se uma tarefa inglória.

 

“Dia do Patriota”: PGR quer sustar lei - A Procuradoria-Geral da República (PGR) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) por considerar inconstitucional a lei municipal que criou o “Dia do Patriota”, em Porto Alegre (RS), a ser celebrado em 8 de janeiro — data dos ataques golpistas aos Três Poderes, em Brasília. O pedido consta de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), apresentada pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), o sub-procurador-geral da República Carlos Frederico Santos. Em paralelo, foi impetrada uma medida cautelar para suspender imediatamente a lei.“É inadmissível a elaboração de leis imorais e antirrepublicanas, cujo propósito seja exaltar e comemorar a prática de atos contrários ao Estado Democrático Direito. Tais atos, em lugar de serem estimulados, exaltados e promovidos, importam ser devidamente sancionados e punidos com os rigores da lei pelas autoridades competentes”, argumenta o subprocurador. 

 

Tributária terá briga por teto de alíquota - A contar pelas exposições de parlamentares no Fórum Esfera 2023, o teto da carga tributária e da alíquota caminha para ser o grande debate dentro da reforma. A começar por uma queda de braço interna, entre colocar as alíquotas no texto constitucional, conforme deseja o senador Efraim Morais (União-PB), ou fixar um limite apenas para a carga nos impostos sobre consumo, proposta defendida pelo relator, Eduardo Braga (MDB-AM). O parlamentar amazonense pretende fixar um teto para carga no caso dos impostos sobre consumo — o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), sobre bens e serviços). Porém, para o imposto seletivo, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde, a ideia é fixar um teto para a alíquota. O governo quer deixar as alíquotas de todos os impostos para definição apenas por lei complementar, conforme defendeu o secretário extraordinário para a Reforma Tributária, Bernard Appy. Esse tema caminha para ser um dos grandes testes da tributária entre os senadores. O esquenta será na terça-feira, com a presença dos governadores em Brasília para debater a reforma.

 

Desequilíbrio - As casas que deveriam representar de forma equilibrada a sociedade são, ao contrário, exemplos de desigualdade e exclusão, em que as chamadas minorias quase se perdem entre uma maioria de homens brancos. As mulheres, que são mais da metade da população do país, por exemplo, têm sua representação reduzida a menos de 20% da composição do Congresso, na soma das cadeiras de senadores e deputados. No Senado, a sub-representação feminina fica explícita logo no maior partido da Casa: o PL tem uma bancada de 11 senadores, todos homens. Mas não é o único. O PSDB, com dois integrantes, e o Novo, com um, também são espaços exclusivamente masculinos. No total, dos 81 senadores exercendo mandato, 66 são homens (81,5%) e apenas 15 (18,5%) são mulheres. Na Câmara, a proporção praticamente se repete: entre 513 parlamentares, há 419 homens (81,7%) e 94 (18,3%) mulheres. Das 20 legendas com representação na Casa, três — PV, Patriota e Rede — não têm mulheres eleitas. Os números sobre a representatividade de minorias foram levantados pela consultoria Metapolítica, aos quais o Correio teve acesso. Quando se olha para outros recortes de representação de minorias, os desequilíbrios se agravam. Pelo critério da cor, dos 504 congressistas (das duas Casas), 419 se consideram brancos (70%) e 128 (21%) se autodeclaram pardos. Os pretos formam uma bancada de apenas 37 pessoas (6%), pequena em relação aos brancos, mas quase nove vezes maior que a de indígenas, que tem apenas três representantes: dois na Câmara e um no Senado.

 

Uma vida dedicada ao próximo - Morreu, ontem, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, aos 89 anos. O falecimento foi comunicado pela arquidiocese de Londrina (PR) — cidade em que ele residia. A causa da morte não foi informada, mas o religioso estava com a saúde fragilizada desde o final do ano passado, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele será velado e sepultado hoje na Catedral Metropolitana da cidade paranaense. O cardeal morava em Londrina desde 2014. Em 2020, Majella registrou em cartório o desejo de ser enterrado no município. “Sempre foi minha intenção ser sepultado no lugar em que tivesse residência, quando Deus me chamasse a si. Assim, expresso mais uma vez o desejo de ser sepultado em Londrina, com a anuência do Arcebispo desta Sede Metropolitana, quando chegar a minha hora de partir deste mundo”, escreveu. O sacerdote foi nomeado, em 1982, como arcebispo metropolitano de Londrina pelo papa João Paulo II, cargo que ocupou até 1991. Nesse período, ele também ajudou a fundar a Pastoral da Criança, ao lado da pediatra Zilda Arns. O programa é ligado à Conferência Nacional dos Bis pos do Brasil (CNBB) — que Dom Geraldo Majella também presidiu entre 2003 e 2007. Em 1999, também pelo papa João Paulo II, o cardeal foi escolhido arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia. O cargo foi ocupado por ele até o pedido de renúncia, em 2011, aceito pelo papa Bento XVI. “Podemos dizer que é um nome generoso. Sempre disponível ao serviço da Igreja. Um homem que pregou o evangelho a partir do cuidado, do zelo pela liturgia. E, acima de tudo, um irmão presente, atuante, na vida de todos aqueles que o conheceram”, declarou o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

 

Lula diz que é preciso compensar Dilma - Após a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pela manutenção do arquivamento da ação das "pedaladas fiscais", Lula (PT) afirmou neste sábado que é preciso discutir uma forma de reparar Dilma Rousseff (PT). Em 2016, a ex-presidente foi acusada de ter atrasado o repasse a bancos públicos, para melhorar artificialmente as contas do governo federal, o que culminou em seu impeachment. — Na semana passada, a Justiça Federal em Brasília absolveu a companheira Dilma da acusação que ela tinha sido feito da pedalada. A Dilma foi absolvida e eu agora vou discutir como é que a gente vai fazer. Não dá para reparar o direito político porque se ela quiser voltar para ser presidente, eu quero terminar o meu mandato — brincou, arrancando risos dos presidentes. Em seguida, o presidente reiterou a necessidade de reparação: — Quero saber como que se repara uma uma coisa que foi julgada por uma coisa que não aconteceu — finalizou. Apesar de Lula ter afirmado que Dilma foi absolvida, o TRF-01 decidiu manter o arquivamento da ação de improbidade administrativa sem resolução de mérito.

 

Caixa articula monitorar político antes de ir para o centrão - A Caixa Econômica Federal lançou consulta pública para contratação de empresa que forneça detalhado banco de dados de pessoas expostas politicamente (PEPs), incluindo familiares e colaboradores próximos, além de monitoramento na mídia nacional e internacional de pessoas citadas em notícias envolvendo diversos crimes. O banco público é comandado atualmente pela servidora de carreira Rita Serrano, mas ela está com o cargo ameaçado devido às negociações do presidente Lula (PT) para atrair o centrão para sua base de apoio. O grupo pretende emplacar na vaga a ex-deputada Margarete Coelho (PP-PI), uma das principais aliadas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Além da possível dança de cadeiras, a tentativa da Caixa de incrementar o monitoramento e controle sobre PEPs cujos nomes estejam associados a casos de corrupção vai na contramão de projeto de lei recentemente aprovado pela Câmara, sob a liderança do centrão. O projeto criminaliza o que classifica de preconceito de instituições financeiras contra PEPS, familiares e colaboradores ao não autorizar abertura de contas ou ao negar crédito, entre outros pontos. E estabelece pena de até 4 anos de prisão para "discriminação contra pessoas expostas politicamente, contra pessoas que estejam respondendo a investigação preliminar, a termo circunstanciado, a inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa ou contra pessoas que figurem como parte ré de processo judicial em curso".

 

Diretor da PF é criticado por fala sobre ex-presidente - A oposição ao governo federal criticou a fala do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que disse haver possibilidade e pressupostos legais para a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no caso das joias. Especialistas em direito também consideram que o chefe da polícia errou ao avançar em sua fala. Apesar de não enxergarem ilícitos na conduta, apontam que o episódio abre margem para a politização do caso e para comprometer a isonomia da investigação. Andrei Rodrigues declarou em entrevista ao UOL na sexta-feira (25) que não conhece os detalhes da investigação, mas que há a previsão legal para uma eventual prisão preventiva de Bolsonaro. O diretor-geral afirmou que, dada a sua função, não participa dos trabalhos de investigação, acrescentando que essas atividades são feitas com responsabilidade, focada na qualidade da prova e dando autonomia para as equipes. "O cenário é a lei, o que está no Código Penal, o que está no Código de Processo Penal, o que está na Constituição, que é a nossa lei maior. E dentro desse arcabouço jurídico legal, há sim a possibilidade de prisão, possibilidade de busca e apreensão, que temos feito várias. Não descartamos nenhuma das hipóteses", afirmou.

 

Ministros veem com apreensão eventual prisão de Bolsonaro - Ministros do governo e aliados do presidente Lula (PT) no Congresso veem com apreensão uma eventual prisão de Jair Bolsonaro (PL) em decorrência do avanço das investigações contra o ex-presidente. O cenário em que Bolsonaro poderia ser preso atiçou a militância petista, e movimentos sociais ligados ao governo pretendem incorporar o pedido de prisão de Bolsonaro no rol de reivindicações das manifestações no 7 de Setembro. Apesar disso, integrantes do governo e articuladores políticos dizem torcer para que uma prisão, caso ocorra, seja em cumprimento a uma solicitação do Ministério Público Federal e com robustez de provas. Isso porque a eventual detenção de Bolsonaro poderia contribuir para inflamar e dividir mais a sociedade, avaliam. O ex-presidente está no centro de apurações que apontam a existência ao seu redor, e com o seu estímulo, de um grupo que alimentava reais expectativas de aplicar um golpe de Estado e barrar a posse do presidente eleito em 1º de janeiro. No decorrer dessas apurações, veio a público também indícios de tentativa de vender no exterior presentes que o ex-mandatário havia recebido em visitas oficiais a países do Oriente Médio. Apesar de todas essas apurações, um parlamentar muito próximo de Lula cita a própria anulação das acusações contra o petista e a posterior absolvição de Dilma Rousseff (PT) em processos como exemplos do que pode vir a ocorrer com Bolsonaro.

 

PSB usa Tabata e cota para estimular mulheres em 2024 - O PSB iniciou uma força-tarefa para aumentar a presença feminina na sigla nas eleições de 2024 e vê a pré-candidatura de Tabata Amaral à prefeitura da capital como um chamariz para ajudar no cumprimento da meta de ter 50% de mulheres nas listas de candidatos a vereadores em todo o estado. A ex-primeira-dama Lúcia França, que concorreu a vice na chapa com Fernando Haddad (PT) derrotada na disputa para o governo paulista, lidera o processo em âmbito estadual. Ela articulou uma resolução interna que prevê no mínimo metade das vagas para mulheres. Por lei, a cota é de 30%. Lúcia é casada com o ex-governador Márcio França (PSB), hoje ministro de Portos e Aeroportos, e, mesmo sem um cargo formal, abraçou o trabalho para aumentar a diversidade no partido. A professora tem rodado o estado em atividades sobre o tema e prepara um evento para apresentar as medidas. Para o ato, no próximo dia 16, quando será lançada a plataforma PSB por Elas, foram convidadas representantes de outras legendas, como PT, Rede e PDT. A ideia é que elas se somem à proposta da divisão igualitária por gênero. Casa também do vice-presidente Geraldo Alckmin, o PSB pretende dar um salto com o pleito do ano que vem. A possível presença de Tabata na corrida na capital —ela é a única mulher na disputa até agora— é citada como um trunfo para a sigla. A deputada federal também preside a legenda na cidade.

 

Ex-presidente visita Festa do Peão com Tarcísio e ignora inquéritos - Em um tour em Barretos (a 423 km de São Paulo) que contou com discurso na arena de rodeios da Festa do Peão de Boiadeiro, Jair Bolsonaro (PL) disse que não está fazendo política e que, "enquanto vivo estiver", estará ao lado da população, ignorando investigações das quais é alvo. O ex-presidente esteve na cidade para receber um título de cidadão honorário aprovado pela Câmara Municipal no início do mês, acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de secretários e deputados. Bolsonaro entrou no estádio por volta das 20h e ficou uma hora no local. Apareceu algumas vezes no telão, citado por apoiadores —dentre eles o locutor de rodeios e amigo Cuiabano Lima— e foi ovacionado pelo público que lotava as arquibancadas. O ex-presidente se aproximou do compartimento dos animais, acabou se desequilibrando, caiu e foi rapidamente levantado por aliados. Após brincar próximo do local de onde partem as montarias, discursou. Tarcísio disse que estava feliz por ser acompanhado de Bolsonaro, "que abriu todas as portas, foi muito importante para mim, um grande amigo", e passou o microfone ao ex-presidente. Recentemente, o governador de São Paulo realinhou o discurso com a direita conservadora após episódios de tensão entre ele e sua base bolsonarista, incluindo o ex-presidente. "Fizemos o possível, entregamos, infelizmente, o Brasil bem melhor do que recebi lá atrás. Digo infelizmente em vista de quem assumiu. Nós não estamos aqui fazendo política, o Brasil é de todos nós", disse Bolsonaro, declarado inelegível no fim de junho pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão, onde recebeu o título de cidadão honorário, Bolsonaro criticou em um breve discurso a Reforma Tributária, que em sua avaliação é prejudicial ao agronegócio. Disse que seu partido espera resolver isso no Senado. Ele ignorou ações e investigações das quais é alvo, como o caso das joias, que o levará a um depoimento simultâneo na Polícia Federal com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e outras autoridades.

 

Cúpula do Exército sabia da gravidade da crise na véspera do 8 de janeiro - A cúpula do Exército Brasileiro sabia por meios próprios da gravidade da crise em formação em Brasília no dia 7 de janeiro deste ano, véspera dos ataques golpistas contra as sedes dos três Poderes na capital federal. Até aqui, era público que alertas haviam sido produzidos pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência), subordinada ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional), como a Folha revelou no dia seguinte à intentona de bolsonaristas contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esses relatórios eram difundidos a diversos órgãos, inclusive o CIE (Centro de Inteligência do Exército). Mas a entidade militar produziu relatos próprios, que chegaram informalmente a integrantes de sua cúpula ao menos no sábado (7 de janeiro) anterior aos ataques. A reportagem teve acesso a algumas dessas mensagens, que foram enviadas por WhatsApp e não por meio de informes oficiais —daí o CIE ter respondido à CPI do 8/1 que não tinha relatórios sobre o que ocorria no acampamento à frente do Quartel-General do Exército, um dos focos da confusão. Aqueles que as receberam confirmam que houve hesitação em agir, em parte porque pela ordem estabelecida era o GSI o responsável em solicitar reforço de tropas ao CMP (Comando Militar do Planalto). Como a Folha mostrou em janeiro, isso não aconteceu.

 

Michelle Bolsonaro ironiza investigações e diz que vai lançar 'Mijoias' - Michelle Bolsonaro disse neste sábado (26), em um evento do PL Mulheres em Pernambuco, que a investigação da PF sobre o suposto esquema de venda ilegal de joias recebidas como presentes oficiais ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) serve para desviar o foco da CPI dos atos de 8 de janeiro. A ex-primeira-dama disse ainda que, de tanto ser questionada, vai lançar uma linha de produtos chamada "Mijoias". "Tem um povo tão atrapalhado, que fica assim: 'cadê as joias, você não vai entregar?'. Querida, a joia está na Caixa Econômica Federal. Mas vocês pediram tanto, falaram tanto de joias que em breve teremos um lançamento: 'mijoias pra vocês'". Michelle Bolsonaro disse que a investigação da PF é uma tentativa de desviar o foco da CPI dos atos de 8 de janeiro. Mas não deu maiores detalhes sobre a relação entre a apuração envolvendo o suposto esquema e a CPI. "Eu vou fazer uma limonada docinha desse limão. E eu vou falar para vocês que quem me colocou aqui e vai me fortalecer é Deus", disse, diante de aplausos das pessoas presentes no evento do PL Mulheres de Pernambuco.

 

Relator do Orçamento beneficia empresa do irmão - Uma empresa administrada por um irmão do senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento, foi a principal beneficiada na primeira onda de liberações das chamadas emendas de comissão neste ano. Segundo levantamento do GLOBO, dos R$ 804 milhões empenhados até agora, R$ 62 milhões são destinados às obras da BR-235, rodovia que ligará o Pará ao litoral de Sergipe. A construtora Jurema, que tem João Costa e Castro como sócio-gerente, é responsável pelo trecho da estrada que corta o Piauí. Do valor enviado à empresa, R$ 12 milhões tiveram origem em indicação feita pelo próprio senador e o restante por um deputado aliado. Castro afirma que destinou os recursos porque é uma obra importante e que a empresa é uma das principais do estado. Contratada em 2008, a obra da BR-235 estava prevista para ser concluída em até três anos por outra empreiteira. Após mais de uma década e sucessivos adiamentos, no entanto, o Governo do Piauí decidiu rescindir o contrato com a empresa inicialmente responsável e, em 2019, contratou a do irmão do senador. Em fevereiro deste ano, a gestão estadual publicou um aditivo com a Jurema, adiando em pelo menos mais um ano o atual contrato, que se encerraria em dezembro de 2022. Segundo dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), do governo federal, este foi o primeiro ano em que a obra da BR-235 —cujo orçamento total atual é de R$ 327 milhões— recebeu recursos da Emenda. Desde 2008, os valores para a construção da rodovia eram destinados diretamente pelos próprios ministérios. A construção da rodovia é feita por meio de um convênio entre o governo do Piauí e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, comandado pelo ministro Renan Filho (MDB-AL). Procurados, a gestão estadual e o Dnit afirmaram que a liberação dos recursos atende ao plano de trabalho apresentado para o andamento das obras. Até o momento, segundo o órgão, foram repassados R$ 201 milhões.

 

Alcolumbre emplaca parentes e aliados em postos estratégicos - Um dos principais interlocutores do presidente Lula no Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) colocou aliados e familiares em cargos estratégicos no governo federal neste ano, além de manter nomeações ameaçadas na gestão passada. O último deles foi seu primo, Aharon Alcolumbre, nomeado pelo governo federal como diretor de promoção do Desenvolvimento Sustentável da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) na semana passada. O apadrinhamento de cargos também chega ao governo do Amapá, tanto na atual gestão de Clécio Luís (solidariedade) quanto no período de seu antecessor, Waldez Góes, hoje ministro da Integração e Desenvolvimento Regional por meio do próprio Alcolumbre, que o incluiu na cota da União Brasil, embora seja do PDT. A Sudam está no guarda-chuva da pasta de Waldez. Clécio, eleito em 2022 com o apoio de Alcolumbre, nomeou no início de sua gestão um dos irmãos do senador, o advogado Alberto Alcolumbre, para a presidência da Junta Comercial do Amapá (Jucap), autarquia ligada ao governo estadual. Outro irmão do senador, Josiel Alcolumbre, assumiu em janeiro a presidência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Amapá. Apesar de ser um órgão privado, a escolha de seus gestores costuma ser influenciada pelo governo estadual, que tem assento no Conselho Deliberativo, e pelo governo federal, representado por entidades como Caixa Econômica Federal e Sudam. O senador foi cogitado pelo governo Lula em outros cargos. A Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), no Amapá, foi mantida sob o comando de Hilton Rogério Maia Cardoso. Ele chegou ao cargo em 2022, no fim do governo Jair Bolsonaro (PL). As redes sociais de Hilton ainda veiculam imagens de apoio à candidatura de Josiel, irmão de Alcolumbre, à Prefeitura de Macapá em 2020. No mês passado, Josiel divulgou uma foto com Alcolumbre e Hilton, anunciando que o senador garantiu recursos para a construção de um novo prédio para a Superintendência local da Codevasf.