Inflação nos EUA está fora do controle do Fed, diz analista, ao prever “crash inevitável”

Inflação nos EUA está fora do controle do Fed, diz analista, ao prever “crash inevitável”

Inflação nos EUA está fora do controle do Fed, diz analista, ao prever “crash inevitável”


AutorMarco OehrlDados Econômicos

Investing.com - Os dados de inflação dos EUA divulgados recentemente surpreenderam o mercado. Nos últimos meses, os analistas acreditavam que a inflação logo convergiria para 2 por cento e que o Federal Reserve (banco central dos EUA) cortaria as taxas de juros para evitar uma recessão.

No entanto, os dados mostram uma realidade diferente. Os preços ao consumidor subiram pelo segundo mês consecutivo, após atingirem a mínima de 3,0 por cento em julho. Em agosto, o índice de preços ao consumidor (IPC) ficou em 3,7 por cento na comparação anual, superando as expectativas de 3,6 por cento. Na comparação mensal, o núcleo do IPC também acelerou para 0,3 por cento, enquanto os analistas esperavam apenas 0,2 por cento.

Peter Schiff, CEO e estrategista-chefe da Euro Pacific Capital Inc., explica em um artigo recente por que isso está acontecendo e por que não se deve esperar uma queda da inflação e das taxas de juros.

O erro é acreditar que o Fed tem a inflação sob controle. A queda rápida desde o pico de cerca de 9,1 por cento não é resultado de uma política monetária bem-sucedida, mas da queda dos preços do petróleo, segundo Schiff, que não foi causada por uma demanda menor, e sim por um aumento na oferta pelo governo dos EUA, que vendeu as reservas estratégicas de petróleo do país.

Nesse contexto, os preços do petróleo caíram quase 50 por cento. No entanto, desde que atingiram a mínima em maio, a cotação do barril já subiu 37 por cento. Isso não é surpreendente, já que as reservas de petróleo dos EUA atingiram o nível mais baixo em 40 anos e, se não houver mais oferta, a economia dos EUA ficará paralisada após 20 dias, sem petróleo.

Assim, a inflação depende dos preços do petróleo, que não podem mais ser artificialmente manipulados pelos EUA.

Ao mesmo tempo, os americanos estão sentindo cada vez mais os efeitos das taxas de juros mais altas, na visão de Schiff. A explicação é simples é que as empresas dos EUA precisam refinanciar suas dívidas a taxas de juros mais altas, e os custos disso terão que ser repassados aos consumidores.

Portanto, é uma combinação de preços da energia mais altos com taxas de juros elevadas que impede a inflação de atingir a meta do Fed de 2 por cento e o corte das taxas de juros. Nas palavras de Schiff:

“Todos estão esperando que o Fed corte as taxas de juros, porque a economia não pode sobreviver sem esses cortes. Eu temo que essa seja a expectativa de muitas pessoas, ao assumir que não há um problema, na medida em que o Fed tomará uma providência.”

No entanto, isso é um equívoco que custará caro aos investidores. Muitos estão convencidos de que o mercado acionário não representa um risco real. O banco central americano não deixará os preços caírem e permanecerem lá.

“Eles ignoram os dados fundamentais porque confiam na rede de segurança do Fed. Ela funcionou durante a crise financeira de 2008 e durante o caos da covid-19. Mas agora essa rede de segurança não existe mais, porque a política monetária soltou a inflação. E o presidente turco Erdoğan já mostrou que não se pode combater a inflação com taxas de juros baixas e flexibilização.”

Schiff está convencido de que, aconteça o que acontecer, o Fed não conseguirá mais reduzir as taxas de juros a zero e implementar novas medidas acomodatícias, porque, se o fizer, a queda do dólar seria imediata.

O Fed está efetivamente “impotente”, e no dia em que os mercados perceberem isso, uma desaceleração começará, como atualmente quase ninguém pode imaginar.

Com isso, surge o chamado “momento Minsky”, sobre o qual o analista da Bloomberg, Ven Ram, recentemente comentou. Um momento de pânico em que todos os investidores percebem que estão comprando ativos sobrevalorizados e querem vendê-los ao mesmo tempo, sem se importar com o preço.