Empresa russa inicia testes de 'cartucho hipersônico' para fuzil de precisão

Empresa russa inicia testes de 'cartucho hipersônico' para fuzil de precisão

 

Empresa russa inicia testes de 'cartucho hipersônico' para fuzil de precisão

 

Um fuzil da alta precisão Lobaev - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023

© Foto / Lobaev Arms

Na Rússia foram iniciados testes de um cartucho hipersônico para fuzil de precisão potencialmente capaz de atingir uma velocidade superior a 1.500 metros por segundo, relatou à Sputnik o chefe da empresa desenvolvedora Lobaev Arms Vladislav Lobaev.

"A Lobaev Arms retomou o desenvolvimento e já chegou aos testes de um cartucho hipersônico condicional. Na empresa estão sendo conduzidos testes de agrupamento de tiro e de velocidade", disse Lobaev.

O interlocutor da agência explicou que o cartucho ainda é chamado de "condicionalmente hipersônico", porque agora voa "no limite" da velocidade hipersônica.

"Podemos fabricar [os cartuchos] em uma versão no limite do hipersônico ou realmente passar para o hipersônico. Tomaremos essa decisão com base nos resultados dos testes, quando a massa do produto de série for determinada. O hipersom começa a velocidades acima de 1.500 metros por segundo (superior a Mach 5), um cartucho de alta velocidade para fuzil de precisão é considerado um cartucho voando a uma velocidade de 900 metros por segundo", observou o especialista.

 

Fuzil de precisão SVLK-14S Sumrak, da empresa russa Lobaev Arms - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2020

Empresa russa desenvolve 1º fuzil de precisão do mundo com alcance recorde de 7 km

 

 

Anteriormente a empresa Lobaev Arms informou que no decorrer da operação especial na Ucrânia atiradores de elite usando fuzis de precisão de alcance ultralongo SVLK-14S Sumrak já eliminaram várias dezenas de alvos de alta prioridade.

O SVLK-14S Sumrak foi desenvolvido pela Lobaev Arms como um fuzil de alcance ultralongo – o Sumrak permite atingir alvos com alta precisão a uma distância superior a 3.000 metros.