“Está destinado ao fracasso.” No meio de uma guerra tecnológica contra a China, dois gigantes de chips dos EUA dão um passo à frente +

“Está destinado ao fracasso.” No meio de uma guerra tecnológica contra a China, dois gigantes de chips dos EUA dão um passo à frente +

“Está destinado ao fracasso.” No meio de uma guerra tecnológica contra a China, dois gigantes de chips dos EUA dão um passo à frente

+

Octávio Ferreira

BY OCTÁVIO FERREIRA 

 

Junto com a Inteligência Artificial e a Computação em Nuvem, a Indústria de Chips tornou-se um objeto de desejo de uma infinidade de potências tecnológicas. O impacto deste setor é tamanho que, nos últimos dias, notícias relacionadas com países como Taiwan, Coreia do Sul, China e Estados Unidos não param de ocupar as primeiras páginas dos portais. Este último país citado, infelizmente, parece não se importar muito com a atual guerra entre duas gigantes do setor.

O embate entre as duas gigantes promete movimentar o setor de tecnologia nos EUA

Conforme relatado pelo portal Techspot em publicação recente, Pat Gelsinger (CEO da Intel) optou recentemente por transformar sua empresa em uma fabricante de chips. Desta forma, a Intel poderá satisfazer a sua própria procura e, ao mesmo tempo, fornecer encomendas para empresas terceiras que terão proveito dos benefícios dos chips “Made by Intel ”. No entanto, Darren Grasby (vice-presidente da AMD) deixou claro em declarações recentes que esta situação levará a Intel ao fracasso .

 

Os EUA vivem um conflito interno por causa dos chips

Segundo Grasby, está claro que a Intel não terá sucesso com esta nova manobra. Na sua opinião, a nova visão da empresa de oferecer serviços de fabricação de chips sem prévio preparo de produção é, para dizer o mínimo, uma jogada arriscada que não terminará bem. No entanto, Gelsinger considera que é uma manobra bastante acertada, permitindo obter novas fontes de rendimento no atual mercado cada vez mais competitivo.

Podemos entender a visão de Grasby, se levarmos em conta que a AMD tomou o caminho inverso anos atrás e abandonou suas fábricas de chips.

Monster CPU Is 100,000 Times More Powerful Than the Xbox Series X
Atualmente, o campo da Indústria de Chips gera uma "Guerra Fria" entre as gigantes tecnológicas

Seja como for, a Intel sempre se destacou por ser uma empresa focada na fabricação de chips, por isso se tornará uma das grandes beneficiárias da ajuda econômica que os Estados Unidos oferecerão com o CHIPS Act.

Por isso, a empresa decidiu que é uma boa oportunidade apostar neste modelo de negócio para, além de se abastecer, ter um novo ramo de negócio que lhes trará benefícios na venda dos seus chips. Entre os futuros clientes estão empresas do porte da Arm Holdings, NVIDIA e, embora agora considerem isso uma má ideia, a AMD.