Economistas classificam como “duro” comunicado do Copom sobre a Selic

Economistas classificam como “duro” comunicado do Copom sobre a Selic

Negócios

Economistas classificam como “duro” comunicado do Copom sobre a Selic

Especialistas ligados ao mercado financeiro dizem que nota do órgão do BC abre espaço para queda de juros, mas, talvez, só em setembro

 

Roberto Campos Neto (à dir.) com a diretoria do Banco Central / Raphael Ribeiro/BCB/Divulgação

Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC), justificou a decisão de manter a taxa básica de juros do país, a Selic, em 13,75% ao ano, por meio de um comunicado que surpreendeu economistas que atuam no mercado financeiro. “O BC reconheceu a melhora da conjuntura, mas afirmou que o processo desinflacionário ‘tende a ser mais lento’”, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos. “Consideramos o comunicado duro.”

 

Débora Nogueira, economista-chefe da Tenax Capital, concorda com a afirmação. “O comunicado do Copom trouxe elementos mais duros do que a nossa expectativa”, afirma. “Mas o tom geral foi no sentido de abrir espaço para uma flexibilização da taxa nas próximas reuniões.”

 

Para Débora, a nota é “compatível” com uma redução da Selic em agosto, quando ocorre a próxima reunião do Copom. “Mas o BC optou por assegurar graus de liberdade e não se comprometeu com a queda de juros iminente”, afirma a economista.

Ela acrescenta que, para que o corte aconteça em agosto, a meta de inflação em 3% ao ano terá de ser confirmada na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), na próxima semana, e as projeções de inflação devem continuar caindo nas pesquisas semanais realizadas pelo BC, divulgadas no Relatório Focus.

 

Na análise de Daniel Cunha, estrategista-chefe da BGC Liquidez, por conta da “dureza” do comunicado, o BC pode estar olhando para uma redução da Selic não em agosto, mas a partir de setembro.