Documento vazado do Pentágono sugere que China criou esquadrão de drones supersônicos WZ-8

Documento vazado do Pentágono sugere que China criou esquadrão de drones supersônicos WZ-8

Documento vazado do Pentágono sugere que China criou esquadrão de drones supersônicos WZ-8

Por

 Carlos Ferreira

 

 
Foto de Infinty 0, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia
 

Um documento classificado vazado pelo governo dos Estados Unidos sugere que o Exército Popular de Libertação (PLA) da China desenvolveu um esquadrão supersônico de veículos aéreos não tripulados (UAV) usando o WZ-8, uma aeronave em forma de delta. O documento sugere que o WZ-8 é transportado no ar por um bombardeiro Xian H-6M, que o posiciona fora da região alvo e depois retorna à base.

De acordo com o documento, o WZ-8 possui um conjunto de sensores que inclui um radar de abertura sintética e um sensor eletro-óptico para uso em condições de luz do dia. A autenticidade do documento – aparentemente da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial – não é clara, mas parece ser parte de um vazamento recente de documentos classificados.

Em 14 de abril, o Federal Bureau of Investigation (FBI) prendeu o piloto Jack Teixeira, que supostamente compartilhou os documentos nas redes sociais. O documento foi publicado pelo Washington Post e parece ser uma fotografia de um documento original de janeiro de 2023, mostrando vincos sugerindo que foi dobrado.

 
 

O H-6M foi visto pela primeira vez no parque estático do Airshow China em 2014. O WZ-8 estreou na traseira de um caminhão durante um desfile militar de 2019 em Pequim e também apareceu no parque estático do Airshow China 2021.

O documento mostra missões hipotéticas envolvendo dois países, Coreia do Sul e Taiwan. Em ambos os casos, o H-6M decola do aeródromo de Luan. Na missão sul-coreana, o H-6M é lançado na costa oeste da Coreia do Norte e voa ao longo da costa oeste da Coreia do Sul antes de pousar no aeródromo de Dashuipo. Um perfil semelhante é operado para Taiwan, com o WZ-8 implantado ao norte da nação insular e, em seguida, cruzando Taiwan do nordeste para a costa oeste, finalmente pousando no aeródromo de Zhangzhou.

O documento também apresenta imagens de satélite do WZ-8 em Luan e compara o WZ-8 a outros UAVs chineses, como o WZ-7, destacando suas capacidades supersônicas.