Ações das Filipinas no Mar do Sul da China são

Ações das Filipinas no Mar do Sul da China são

Ações das Filipinas no Mar do Sul da China são "extremamente perigosas", diz mídia estatal chinesa


A mídia estatal chinesa acusou as Filipinas, nesta segunda-feira, de violar repetidamente o território chinês no Mar do Sul da China, divulgando informações falsas e conspirando com forças extraterritoriais para causar problemas.

As Filipinas têm contado com o apoio dos EUA para provocar continuamente a China, com esse comportamento "extremamente perigoso" prejudicando seriamente a paz e a estabilidade regionais, escreveu o porta-voz do Partido Comunista da China, o People's Daily, em um comentário nesta segunda-feira.

Notícias relacionadas

Por que Milei fará demissão em massa de funcionários públicos na Argentina

Em missa de Natal, Papa condena 'lógica perdedora da guerra' e cita Tolkien
Arcebispo ignora Papa e proíbe bênção a casais homoafetivos
O Ministério das Relações Exteriores das Filipinas e uma força-tarefa nacional que lida com o Mar do Sul da China não responderam imediatamente, no dia de Natal, aos pedidos de comentários sobre o relatório.

As tensões entre Pequim e Manila aumentaram nos últimos meses, à medida que os dois lados trocam acusações sobre uma série de desentendimentos no Mar do Sul da China, incluindo acusações de que a China abalroou um navio neste mês que transportava o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas das Filipinas.

A China reivindica a maior parte do Mar do Sul da China, partes do qual também são reivindicadas pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan, Vietnã e Indonésia. Em 2016, um tribunal internacional invalidou a reivindicação da China em uma decisão sobre um caso apresentado pelas Filipinas, que Pequim rejeita.

Em uma advertência direta e incomum, o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse na semana passada que qualquer erro de cálculo na disputa com as Filipinas traria uma resposta resoluta da China e pediu um diálogo para tratar de "sérias dificuldades".

A deterioração dos laços bilaterais coincide com as iniciativas de Manila para reforçar as relações militares com o Japão e os Estados Unidos, sua antiga potência colonial e aliada de defesa por sete décadas.

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/acoes-das-filipinas-no-mar-do-sul-da-china-sao-extremamente-perigosas-diz-midia-estatal-chinesa,f65c062df52fa8cc2e6c2b83b1547f3elfuvpo5z.html?utm_source=clipboard