Comandante do Exército envia comunicado a todos os militares da força em momento turbulento para as Forças Armadas

 Comandante do Exército envia comunicado a todos os militares da força em momento turbulento para as Forças Armadas

 Comandante do Exército envia comunicado a todos os militares da força em momento turbulento para as Forças Armadas

por Jefferson 

 

em ExércitoForças Armadasultimas

Comandante do Exército General Tomás envia mensagem a toda a tropa

O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva, enviou uma mensagem de final de ano a todos os militares da força terrestre.

 

 


Esta mensagem vem em um ano conturbado para as Forças Armadas Brasileiras, que viram, durante todo o ano, militares pertencentes a alta cúpula nas manchetes dos maiores jornais envolvidos em polêmicas e controvérsias. Assista o vídeo a seguir do General Tomás com sua mensagem. Após o vídeo tem a transcrição completa.

 

Meus comandados,

O ano está terminando e se eu pudesse resumir a principal característica de 2023 em uma única palavra, diria que foi DESAFIADOR.

continua após a publicidade

Nosso Exército teve, ao longo de todo o ano, que demonstrar sua ampla capacidade de atuar de Norte a Sul do País cumprindo as mais variadas missões, seja empregando nosso BRAÇO FORTE, seja estendendo nossa MÃO AMIGA.

Neste ano, eu percorri todos os comandos militares de área, confirmando que nós, Soldados de Caxias, independentemente de posto ou graduação, cultuamos os mesmos valores. Constatei também que o PERMANENTE ESTADO DE PRONTIDÃO da Força Terrestre é alcançado pela dedicação dos mais de 200 mil homens e mulheres que fazem o nosso Exército, o EXÉRCITO REAL!

 

Formamos mais de 75 mil novos militares que agora compõem a reserva mobilizável de nossa Nação. São jovens brasileiros que aprenderam o valor da sã camaradagem e construíram verdadeiros vínculos de irmandade, vivenciando experiências únicas na caserna. Dentro em breve, esses jovens vão voltar para as suas residências, vão voltar para casa. Então a eles o nosso cumprimento, o cumprimento do Comandante do Exército, pelo período que passaram no Exército Brasileiro. Vão voltar modificados.

Nossa tropa realizou inúmeros exercícios e operações. No contexto da proteção das fronteiras, fomos empregados, continuamente, em cooperação e coordenação com as demais agências governamentais. Eu destaco a Operação ÁGATA OESTE II, deflagrada tempestivamente no mês de novembro. Nessa oportunidade, mais de 1.500 militares – às vezes 2 mil – operam sem esmorecer, debaixo do sol escaldante passando por essa escalada de calor intenso, guarnecendo a fronteira oeste e combatendo o crime organizado transfronteiriço.

Protegendo a Amazônia dos CRIMES AMBIENTAIS, tão prejudiciais à biodiversidade, deflagramos, entre outras, a Operação PORAQUÊ – eu tive a oportunidade de estar ali, a qual bateu recordes ao destruir 72 dragas. O somatório de apreensões das operações conduzidas em nossa Amazônia correspondeu à redução de mais de 600 milhões de reais da atividade criminosa.

No cenário internacional, nós demonstramos o valor do Soldado brasileiro. A Operação CORE, com o Exército dos Estados Unidos; a Operação ARANDU, em solo argentino; e a Operação PARANÁ III, na região da tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu, juntamente com o Exército Paraguaio; comprovaram a capacidade de integração e a interoperabilidade, que se projetam além de nossas fronteiras.

Atendendo à Estratégia Nacional de Defesa, nós temos cooperado com a proteção do espaço cibernético de interesse do Brasil. Nossa fronteira cibernética é imensa e cresce a cada dia. Com o Exercício GUARDIÃO CIBERNÉTICO, já em sua 5ª edição, procuramos disseminar uma cultura de segurança e defesa cibernética por toda a sociedade brasileira.

É inegável que o Braço Forte trabalhou incansavelmente, mas também impressiona como a Mão Amiga esteve atuante em várias regiões do Brasil, sempre que nosso povo precisou.

Começamos o ano empregando nossa capacidade de pronta resposta no litoral paulista, na Operação SÃO SEBASTIÃO. As chuvas deixaram a população isolada, mas os helicópteros da Força levaram o socorro e o alento de que o povo precisava. Nossa Engenharia ajudou a desobstruir vias e reparar infraestruturas para que outros órgãos do poder público pudessem cumprir a sua tarefa.

Ainda em fevereiro, levamos a ajuda humanitária aos brasileiros da etnia Yanomami. Nossa CAPILARIDADE, alcançada pela PRESENÇA em todo o território nacional, possibilitou que essa população obtivesse o apoio necessário.

As chuvas também castigaram o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Constatei in loco como nossa tropa está preparada para socorrer a população aflita. Eram brasileiros fardados, ajudando os irmãos compatriotas, numa demonstração de união e de comprometimento de nossos militares, que não mediam esforços para resgatar as pessoas.

Chuva no Sul, seca no Nordeste e no Norte. No semiárido nordestino, nossa tropa, com a Operação CARRO PIPA, muitas vezes tem sido a única garantia de que haverá água no dia seguinte. Na Amazônia, a estiagem baixou o nível dos rios, mas não o ânimo da tropa para socorrer a população que depende de auxílio para sobreviver.

Em 2023, continuamos a observar conflitos de alta intensidade. No mundo real, as vicissitudes da guerra podem estar à espreita. Precisamos avançar tanto na manutenção de um Exército forte quanto na obtenção de novas capacidades, visando responder às novas ameaças de um cenário cada vez mais complexo. Nossos programas estratégicos, responsáveis por modernizar a Força, recebem especial atenção, a fim de garantirmos os recursos necessários para mantê-los progredindo.

Quando me pergunto o que torna o Exército tão especial, só consigo pensar em uma resposta: é a nossa TROPA, que é a força da nossa Força. É o Soldado que empunha o fuzil, pilota o carro de combate, atira foguetes, constrói pontes, instala e explora comunicações, transporta o suprimento, faz a manutenção do material, cuida dos feridos, projeta engenhos, enfim, atua em todos os domínios e dimensões do campo de batalha.

Seguimos firmes em busca das melhores condições para a nossa tropa. Estamos atentos seja ao aperfeiçoamento dos processos de promoção nas questões de tempo no posto ou graduação; seja ao apoio de saúde à Família Militar, área em que estamos travando uma luta diuturna; seja, ainda, à capacitação dos nossos recursos humanos.

Manter o Exército motivado e apto a cumprir suas missões tem sido minha tarefa diária.

Por tudo isso, eu posso afirmar que, em 2024, o Exército Brasileiro permanecerá firme e coeso. Cada Soldado, preocupado com as coisas de Soldado, vai continuar desempenhando seu dever, para que possamos cumprir nossa MISSÃO CONSTITUCIONAL DE DEFENDER A PÁTRIA! Unidos, venceremos os NOVOS DESAFIOS que surgirão, mantendo, sempre, os MESMOS VALORES que nos trouxeram até aqui e nos fizeram uma Força VENCEDORA E VALOROSA.

NOVOS DESAFIOS, MESMOS VALORES!

Meus camaradas, um feliz Natal e um excelente 2024 para todos os homens e mulheres do EXÉRCITO DE CAXIAS e para toda a Família Militar! A nossa querida família militar!

Brasília-DF, 15 de dezembro de 2023.

Gen Ex TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA

Comandante do Exército

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército