China vai começar a construir sua versão do Starlink com 26 mil satélites

China vai começar a construir sua versão do Starlink com 26 mil satélites

China vai começar a construir sua versão do Starlink com 26 mil satélites

 

País quer criar sua própria rede de satélites para competir com os Estados Unidos como uma “potência espacial”.

A China começará a construir em 2024 a sua versão do Starlink, uma constelação de satélites que utilizam a órbita baixa da Terra para oferecer serviços de internet. A ideia de Pequim é lançar cerca de 26 mil satélites para cobrir o mundo inteiro. A iniciativa será liderada por empresas estatais.

Com o aumento do uso da tecnologia de satélites para fins militares e para comunicação, a China quer criar sua própria rede de satélites para competir com os Estados Unidos como uma “potência espacial”.

A construção de um local para o lançamento de espaçonaves comerciais da Starlink na China está em andamento perto da base de lançamento espacial de Wenchang, um dos portos espaciais do país para grandes foguetes, que fica na província de Hainan, no sul.

A área de lançamento será utilizada principalmente pela China Satellite Network Group, de propriedade do governo chinês. O grupo foi fundado em 2021 depois de Pequim ter informado à União Internacional de Telecomunicações (UIT) do seu plano, em 2020, de lançar cerca de 13 mil satélites para estabelecer uma rede de Internet de alta velocidade.

A China Satellite Network lançará cerca de 1,3 mil satélites, ou 10% do número planejado, do primeiro semestre de 2024 até 2029, segundo a mídia chinesa. É esperado que isso abra o caminho para que até 2035 seja estabelecida uma rede que suporte comunicações 6G de alta velocidade.

FONTE:

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/01/10/china-vai-comecar-a-construir-sua-versao-do-starlink-com-26-mil-satelites.ghtml