China passa a comprar soja da Tanzânia para reduzir dependência do Brasil

A China, o maior importador mundial de soja, está abrindo seu mercado para a Tanzânia à medida que busca reduzir sua dependência dos Estados Unidos e do Brasil para o fornecimento da semente oleaginosa, revela a edição digital do jornal chinês South China Morning Post.

China passa a comprar soja da Tanzânia para reduzir dependência do Brasil

 

China passa a comprar soja da Tanzânia para reduzir dependência do Brasil

 Por 

 

China, o maior importador mundial de soja, está abrindo seu mercado para a Tanzânia à medida que busca reduzir sua dependência dos Estados Unidos e do Brasil para o fornecimento da semente oleaginosa, revela a edição digital do jornal chinês South China Morning Post.

Wu Peng, diretor de assuntos africanos do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que um acordo foi alcançado na segunda-feira para a Tanzânia começar a exportar soja para o país.

Ele disse que estava de acordo com a promessa de Pequim de apoiar as nações africanas, expandindo as importações – especialmente além dos recursos naturais – feita durante o Fórum de Cooperação China-África em 2018.

“Tanto a China quanto a África podem se beneficiar de laços comerciais mais fortes”, acrescentou Wu.

A embaixada da Tanzânia em Pequim disse que a demanda da China por soja foi estimada em 103 milhões de toneladas por ano – 15 milhões das quais são produzidas localmente e o restante importado.

“A Tanzânia se junta à lista de países que podem capitalizar no enorme mercado de exportação de soja”, disse a embaixada sobre o novo acordo, acrescentando que “abre novas oportunidades para os agricultores tanzanianos encontrarem um mercado confiável para o produto”.

A soja é a principal fonte de proteína para ração animal e óleo comestível na China.
A maioria é proveniente do Brasil, Estados Unidos e Argentina, e na África o único outro fornecedor é a Etiópia, que responde por uma pequena parte das importações. Outros produtores na África incluem África do Sul, Nigéria e Zâmbia.