Candidatura de Rossi é questionada por deputados por proximidade com governo

Congressistas reagiram ao anúncio, feito na 4ª feira (23.dez.2020), de que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) seria o nome abençoado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) na corrida pela sucessão à presidência da Câmara.

Candidatura de Rossi é questionada por deputados por proximidade com governo

Candidatura de Rossi é questionada por deputados por proximidade com governo

Baleia Rossi foi apadrinhado por Maia

Concorrerá à presidência da Câmara

Defende independência da Casa

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) foi escolhido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para ser candidato na disputa de sucessão da casaSérgio Lima/Poder360 22.abr.2020


 

Congressistas reagiram ao anúncio, feito na 4ª feira (23.dez.2020), de que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) seria o nome abençoado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) na corrida pela sucessão à presidência da Câmara.

Rossi é presidente nacional do MDB. Defende que a Câmara tenha de ser independente em relação ao Palácio do Planalto. O discurso é um confronto ao seu opositor, Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Políticos pró-Lira têm tentado mostrar supostas contradições do candidato de Maia em relação à independência que ele prega, já que os emedebistas costumam votar com o governo, especialmente em pautas econômicas.

O outro cotado para a candidatura apadrinhada por Maia era Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele, porém, não tinha apoio nem do próprio partido. A sigla está fechada com Lira.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, adversários de Maia observaram que tanto Ribeiro quanto Baleia votam da mesma forma na maioria das pautas na Câmara. Segundo dados da Inteligov, plataforma de monitoramento legislativo, o alinhamento entre os 2 foi de 90% em 558 votações nas quais os dois estiveram, desde 2015.

Baleia Rossi é entusiasta da agenda de reformas. Apoiou a reforma trabalhista feita pelo governo Temer, motivo pelo qual, à época, ganhou desprestígio de partidos de esquerda. Também é favorável à manutenção do teto de gastos, opinião muito cara ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A regra determina que o gasto máximo que o governo pode ter é equivalente ao Orçamento do ano anterior, corrigido apenas pela inflação.

Rossi também foi 1 dos protagonistas do jantar realizado em 5 de outubro de 2020, no apartamento do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas, que serviu para tentar reaproximar Rodrigo Maia de Paulo Guedes.

 

Nesta 5ª feira (24.dez.), 1 dos comentários mais incisivos sobre a candidatura de Rossi ao comando da Câmara foi o feito, por meio do Twitter, pelo deputado Marco Feliciano (Republicanos-SP). Ele ironizou o fato de o PT –partido favorável ao indicado de Maia– alinhar-se a 1 candidato do partido do ex-presidente Michel Temer, desafeto dos petistas em razão do impeachment de Dilma Rousseff.

“Como vcs [sic] vão apoiar os ‘golpistas'” @gleisi????”, perguntou o deputado à presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (RS).

Feliciano também afirmou que há uma contradição entre Baleia Rossi apoiar o governo e ser o candidato da oposição.

Baleia Rossi é filho do ex-deputado federal Wagner Rossi, que foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Embora Rodrigo Maia, atual presidente da Casa, tenha conseguido formar um bloco com 12 partidos, que também reúne siglas de esquerda, Rossi tem a missão de costurar apoio de integrantes desses partidos para eleição que ocorrerá em fevereiro de 2021.

MAIS REPERCUSSÕES

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que Baleia Rossi “deve determinar a imediata renúncia dos líderes do governo no Congresso e no Senado” para cumprir com a promessa de haver uma Casa independente.

Por meio do Twitter, ele questionou como pode o MDB defender que a sigla busque desprendimento se o seu presidente permite que 2 de seus principais quadros no Senado sejam líderes do governo.

Leia abaixo outras repercussões sobre a candidatura de Baleia Rossi:

APOIOS PARA SUCESSÃO NA CÂMARA

A escolha por Baleia, segundo aliados de Maia, veio após um grupo de aproximadamente 15 deputados do DEM se revoltar com o que seus participantes chamaram de “excesso de protagonismo” dos petistas na escolha. O partido juntou-se ao grupo de Maia, mas tinha resistências ao nome de Baleia, por ser próximo a Michel Temer (MDB), prócere do impeachment de Dilma Rousseff.

Houve ameaça de que o grupo debandasse para a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio dos partidos do Centrão e do Presidente Jair Bolsonaro.

Eis um infográfico com os apoios projetados aos dois candidatos que concorrem à presidência da Câmara: