Biden, Macron e mais líderes parabenizam Lula pela vitória; veja posts

Biden, Macron e mais líderes parabenizam Lula pela vitória; veja posts

Biden, Macron e mais líderes parabenizam Lula pela vitória; veja posts

Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sanches (Espanha) e Emmanuel Macron (França) foram os primeiros a celebrar a eleição do ex-presidente

Ana Flávia Castro

 

Lula cumprimenta o presidente da França, Emmanuel Macron, durante viagem à França

Ricardo Stuckert/Divulgação

Presidentes, chefes de Estado e primeiros-ministros mundiais parabenizaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito novamente presidente da República neste domingo (30/10). Os líderes publicaram felicitações em suas línguas oficiais, e uma versão em português.

A vitória foi confirmada pela Justiça Eleitoral às 19h57, com 98,81% das urnas apuradas, quando o petista tinha 50,83% dos votos válidos (59.563.912) e Bolsonaro, 49,17% (57.627.462).

Antes mesmo da declaração oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi o primeiro a saudar o brasileiro.

 

 

Joe Biden, presidente dos EUA, enviou parabéns em uma nota oficial da Casa Branca. “Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os países nos meses e anos a frente”.

 

“Eu envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva na eleição dele para ser o próximo presidente do Brasil segundo eleições livres, justas e confiáveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os dois países pelos meses e anos que temos pela frente”, diz a nota.

Veja:

 

 

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou o presidente eleito e citou a “parceria estratégica” entre a China e o Brasil, bem como “interesses e responsabilidades comuns”.

 

 

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanches, saudou Lula pela vitória em uma eleição “em que o Brasil decidiu apostar pelo progresso e pela esperança”.

Confira o post:

 

 

Emmanuel Macron, da França afirmou que a eleição de Lula “dá início a um novo capítulo da história do Brasil”.

Veja:

 

 

António Costa, primeiro-ministro de Portugal, diz que encara com “grande entusiasmo o trabalho conjunto” entre os dois países nos próximos anos.

 

 

Alberto Fernández, da Argentina, diz que começa um tempo de esperança começa na América Latina.

 

 

O chanceler alemão Olaf Scholz diz que “aguarda com expectativa uma cooperação estreita estreita e confiável com o Brasil”.

 

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que a democracia venceu no Brasil.

 

 

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau afirmou que o povo do Brasil decidiu. “Estou ansioso para trabalhar com Lula, para fortalecer a parceria entre os nossos dois países, com objetivo de entregar resultados aos canadenses e aos brasileiros, e para avançar em prioridades compartilhadas — como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula”, disse no Twitter.

Veja:

 

 

Andrés Manuel, presidente do México, disse: “Lula ganhou, bendido seja o povo do Brasil. Haverá igualdade e humanidade”.

Confira:

 

 

Rishi Sunak, recém-empossado primeir0-ministro do Reino Unido, diz que está ansioso para trabalhar com o Brasil em pautas de importância global, entre elas, as mudanças climáticas e os valores democráticos.

“Parabéns a Lula pela vitória nas eleições brasileiras. Estou ansioso para trabalharmos juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos”.

Confira:

 

 

O secretário de estado norte-americano, Antony Blinken, escreveu:

“Parabéns ao povo brasileiro por exercer seu direito de voto e reafirmar a força de sua democracia. Estamos ansiosos para continuar nossa forte parceria com o presidente eleito Lula, enquanto construímos um hemisfério democrático, próspero e equitativo”.