Apontado como vazador, Rui cogitou pronunciamento sobre caso Janja

Apontado como vazador, Rui cogitou pronunciamento sobre caso Janja
“Indignado”, Rui Costa cogitou fazer pronunciamento após ser apontado como suspeito de vazar críticas de Janja ao TikTok em jantar na China
atualizado
Vinícius Schmidt/Metrópoles

ouvir notícia |
0:001.0x
Apontado como principal suspeito de ter vazado as críticas ao TikTok feitas pela primeira-dama Janja durante jantar com o presidente da China, Xi Jinping, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, cogitou fazer um pronunciamento público sobre o caso.
Segundo apurou a coluna, Rui pensou em fazer uma declaração pública negando ter sido o responsável pelo vazamento. O ministro, no entanto, foi aconselhado por aliados e pelo atual chefe da Secom, Sidônio Palmeira, a não fazer o pronunciamento.
4 imagens
A avaliação foi que uma fala de Rui sobre o caso teria potencial para aumentar ainda mais a crise. Além disso, avaliou-se que, mesmo que ele negasse publicamente ter participado do vazamento, ainda assim poderia gerar mais alarde para a situação.
Rui “indignado”
Segundo apurou a coluna, Rui está “indignado” com a tentativa de jogar a culpa em seu colo. O ministro acredita ser alvo de “fogo amigo” de colegas do próprio governo. A interlocutores ele disse que outros ministros tentam “manchar” sua imagem com Lula.
A quem o procura o chefe da Casa Civil também tem negado, de todas as formas, ter vazado qualquer tipo de informação sobre o jantar de Lula e outros ministros do governo brasileiro com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, no início da semana.
Xi e o caso Janja
Um dos principais ministros da terceira gestão de Lula, Rui Costa virou alvo de uma crise no governo após a apresentadora Andreia Sadi noticiar que a fala de Janja sobre o TikTok no jantar na China teria gerado constrangimento diplomático ao Brasil.
Leia também
-
O que a Casa Civil respondeu a deputados sobre visita de Janja ao papa
-
Rui Costa nega Lula “enclausurado” e diz que Janja sofre preconceito
-
Rui Costa ironiza relação do União Brasil com caso do “Rei do Lixo”
-
Rui Costa diz que PEC da Segurança irá para mesa de Lula até sexta
O vazamento desagradou Lula. O petista admitiu, em entrevista à imprensa na noite de terça-feira (13/5), que Janja fez uma intervenção durante o jantar, mas ponderou que o assunto foi levantado inicialmente pelo próprio presidente brasileiro.
“Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve num jantar, em que era uma coisa muito, mas muito confidencial”, reclamou Lula.
O presidente relatou que ele próprio, durante o jantar, havia pedido a Xi Jinping que enviasse ao Brasil algum especialista chinês de sua confiança, para “discutir a questão digital” relacionada à rede social TikTok, que é da China.
“Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja”, assegurou Lula. Segundo o petista, a primeira-dama pediu a palavra na sequência para falar sobre possíveis problemas relacionados a mulheres e crianças provocados pela plataforma digital.