Vídeo com Paulo Freire em programa antigo de Serginho Groissman viraliza

Vídeo com Paulo Freire em programa antigo de Serginho Groissman viraliza

Vídeo com Paulo Freire em programa antigo de Serginho Groissman viraliza

Na semana do professor, confira íntegra da participação de Freire no antigo “Matéria Prima”, da 'antiga' TV Cultura. 'A ditadura deu impulso para o crescimento da violência e da mentira'

Por Redação RBA

 

Paulo Freire

 

Paulo Freire (1921-1997), foi preso pela ditadura por ser considerado subversivo internacional e inimigo de Deus

São Paulo – Um vídeo de três minutos com o pedagogo Paulo Freire (1921-1997) respondendo à pergunta de uma estudante – “O que foi a ditadura para a educação brasileira” – tem circulado de maneira viral em redes sociais. A pergunta foi feita durante participação de Freire no programa Matéria Prima, da antiga TV Cultura. (A TV Cultura, de São Paulo, ainda existe, mas não é mais aquela mesma do início dos anos 1990.)

Matéria Prima lançou na televisão brasileira um novo formato de programa de auditório, com protagonismo da juventude, intervindo diretamente na condução da entrevistas, com personalidades dos mais diversos campos de atuação social. Lançou também o apresentador Serginho Groisman. Ele já havia conduzido o TV Mix, da Gazeta, antes de comandar essa que seria a atração de maior audiência na TV Cultura, na época (1989 a 1990, depois Serginho mudou-se para o SBT, antes de ir para a Globo).

Na época em foi entrevistado, Paulo Freire era secretário da Educação da Prefeitura de São Paulo, gestão de Luiza Erundina (1989-1992), então no PT.  Em sua resposta à estudante, Freire diz: “Ora, puxa, esta é uma pergunta muito bacana”. O educador, que trabalhou também no governo de João Goulart antes do golpe de 1964, lembra que foi preso após a deposição de Jango pela ditadura civil-militar por ter proposto ao país um método educacional respeitado no mundo inteiro. 

“Fui preso por ser considerado um perigoso subversivo internacional, inimigo do povo brasileiro e inimigo de Deus. Ainda arranjaram mais essa carga pra mim: ser inimigo de Deus”, ironiza.

“Puxa, a ditadura estragou este país da gente e continua estragando hoje. A ditadura não inaugurou o autoritarismo, porque o autoritarismo está entranhado na natureza da nossa sociedade. O Brasil foi inventado autoritariamente”, prossegue Freire, ponderando que o regime pós-64 deu um impulso muito grande para o crescimento do autoritarismo, da violência e da mentira. “Foi uma coisa trágica.”

“Deus queira, agora diria eu, que jamais (a ditadura) se reinvente. Que tomemos, menino e meninas, jovens e maduros, todos, tomemos um tal gosto pela liberdade, pela presença no mundo, pela pergunta, pela criatividade, pela ação, pela denúncia, pelo anúncio, que jamais seja possível a gente voltar àquela experiência de pesado silêncio sobre nós”, finaliza o educador.

O trecho desta pergunta começa no minuto 12:45 do vídeo abaixo, postado no YouTube pelo Centro Paulo Freire. Na semana em que é  celebrado o Dia do Professor, a RBA sugere que seja visto na íntegra. Em 30 minutos, Paulo Freire fala também de ética, democracia, gestão pública e, claro, educação.