Presidente do TRE-DF garante segurança de urnas: “Vão representar o povo”

Presidente do TRE-DF garante segurança de urnas: “Vão representar o povo”

Presidente do TRE garante segurança de urnas: “Vão representar o povo”

O desembargador Roberval Belinati participou, nesta sexta-feira (30/9), da segunda edição do Boletim Metrópoles

Samara Schwingel

 

Homem de cabelo branco e terno sentado

Deiviane Linhares/ Metrópoles

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, participou, nesta sexta-feira (30/9), da segunda edição do Boletim Metrópoles. Aos jornalistas Luiz Prisco e Isadora Teixeira, Belinati reforçou a segurança das urnas eletrônicas e falou sobre regras para o dia das eleições.

Segundo o presidente da Corte, os eleitores não precisam se preocupar com o resultado. “Estou cansado de falar: não se preocupe com as urnas eletrônicas porque todas as perícias realizadas mostraram que elas são seguras. O seu voto vai ser computado para o seu candidato. As urnas vão representar a voz do povo”, disse Belinati.

“Vão retratar a verdade. Não haverá problema. As urnas não estão sujeitas a fraudes”, reforçou.

O desembargador acredita que a apuração do resultado do pleito sairá em cerca de duas ou três horas após o fechamento das seções eleitorais. “Nas ultimas eleições, a apuração passava pelo TRE que encaminhava ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Agora, o mesário do local de votação vai pegar a mídia da urna eletrônica levar em uma sala em que há um computador ligado ao TRE-DF e fazer a transmissão diretamente ao computador do TSE — que vai receber imediatamente o resultado das eleições naquela seção.”

Roupas e celulares

Belinati esclareceu, ainda, a questão sobre o uso de aparelhos celulares durante a votação.

“Os eleitores vão poder levar o celular às seções, mas não vão poder entrar na cabine. Eles vão ter que deixar em uma mesinha ou com os mesários. Por quê? Porque a justiça quer sigilo de voto, não quer brincadeira com o processo eleitoral. Se houver alguma rebeldia, esse eleitor será impedido de votar.”

O desembargador pediu que as pessoas façam a colinha no papel e levem consigo para consultarem o número certo dos candidatos quando chegaram à urna.

Segundo ele, os eleitores podem usar qualquer tipo de roupa para votarem, desde que exerçam o direito ao voto de forma silenciosa. “O eleitor deve se dirigir em silêncio à urna. Não pode fazer boca de urna ou distribuir santinho. A Justiça Eleitoral proíbe propaganda no dia das eleições”, ressaltou. O desembargador esclareceu que, quem desobedecer, correrá o risco de ser preso.

Ele aproveitou para pedir que os eleitores tomem cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas no dia do pleito. “O TRE-DF não proibiu, ou seja a comercialização vale, mas o alerta que fazemos é no sentido de que as pessoas tomem cuidado. A pessoa embriagada não poderá votar e, se causar desordem no local de votação, poderá responder por isso.”

Em relação à distribuição de santinhos, Belinati afirmou que a prática é proibida e que, este ano, haverá drones da Polícia Federal atuando para inibir o crime. “O candidato que forrar a cidade com santinho vai responder depois das eleições. Pagamentos de multas e processo eleitorais.”

Segurança

Questionado sobre a segurança no dia da votação, Belinati explicou que haverá policiais em todas as zonas eleitorais prontos para atuarem caso necessários. “Vamos apresentar um trabalho gigantesco”.

Ele afirmou que, caso algum eleitor presencie qualquer tipo de crime eleitoral, ele pode acionar os policiais, os mesários ou o próprio Tribunal. “Este eleitor deverá denunciar imediatamente à policia, ao juiz mais próximo ou ao mesário ou ao TRE-DF. Certamente a denúncia será imediatamente apurada.”