Noam Chomsky: “Eleições no Brasil irão determinar o clima e a história da humanidade”

Noam Chomsky: “Eleições no Brasil irão determinar o clima e a história da humanidade”

Noam Chomsky: “Eleições no Brasil irão determinar o clima e a história da humanidade”

O analista político chama atenção para o impacto da corrida presidencial sobre as questões climáticas no mundo

Ana Gabriela Sales[email protected]

 

Reprodução: Youtube

O analista político Noam Chomsky alertou para “os dois meses mais importantes para a história da humanidade”, em referência ao impacto do resultado das eleições presidenciais brasileira sobre as questões ambientais no que envolve a floresta amazônica, durante uma conversa com a deputada federal eleita, Sonia Guajajara (PSOL-SP), mediada por Vera Chueiri. 

Eu quero dedicar um momento para algo hiperbólico, parece loucura, acontece que é verdade. Temos que ter em mente que os próximos dois meses, serão os meses mais importantes da história da humanidade. Hiperbólico, loucura, mas correto. Teremos eleições por vir no país mais importante do mundo, no país mais importante da América Latina, elas irão, possivelmente, determinar o clima e a história da humanidade, persisto. Não é um exagero”, declarou Chomsky, durante transmissão ao vivo, parte da programação da 16ª Feira Anual de Livros Anarquistas de Nova York.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Professor de Linguística no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Chomsky chamou atenção para o “ponto de não retorno” em relação a floresta amazônia e seus impactos sobre a questão climática mundial. O conceito se refere a um determinado limite ou situação que, quando alcançado, não volta à situação ou estado anterior.

LEIA MAIS

Nós aprendemos recentemente a razão de antecipação do ponto de inflexão (não-retorno), em que a Amazônia não pode mais produzir o suficiente por causa do desmatamento. Não produzirá umidade suficiente para sustentar a floresta, que se transformará em Savana. Pensava-se que isso estava a anos de distância, mas estudos têm mostrado que é iminente, estudos de pequenas áreas em grande detalhe mostram que com o desmatamento ilegal, extração de madeira, expansão do agranegócio, mineração, estamos chegando perto de um ponto de inflexão”, explicou. 

Bem, se isso for alcançado, todos não morrem amanhã, mas estamos nos movendo para um ponto que é irreversível, apenas esperamos a destruição maciça da floresta amazônica, povos indígenas, catástrofes para o Brasil e outros desastres para o mundo inteiro”, continuou. 

Em meio a este cenário, Chomsky destacou como o resultado das eleições brasileiras podem determinar o futuro da humanidade, além de alertar a necessidade de atenção sobre o pleito, uma vez que Jair Bolsonaro (PL) está concorrendo a reeleição. 

Se o presidente Bolsonaro não for afastado do cargo, [a Amazônia] vai ultrapassar o ponto de inflexão, e, infelizmente, as eleições podem não ser o suficiente para tirá-lo do cargo. Sabemos  muito bem que há possibilidades reais de algum tipo de golpe militar, de uma forma ou de outra, apoiado por setores ricos. Isso é perigoso”, alertou.