Netos de Brizola se cutucam nas redes; um deles deve se filiar ao PT, segundo site

Já João Vicente Goulart negou a filiação ao PT e respondeu com a seguinte nota:

Netos de Brizola se cutucam nas redes; um deles deve se filiar ao PT, segundo site

Netos de Brizola se cutucam nas redes; um deles deve se filiar ao PT, segundo site

O político filiado ao PDT rebateu uma postagem do ex-vereador do PSOL em que afirma que, "nos momentos cruciais, Brizola esteve com Lula"

Por Ivan Longo

Leonel Brizola Neto (PSOL) e Brizola Neto (PDT) - Reprodução
 

Os irmãos Leonel Brizola (PSOL-RJ) e Brizola Neto (PDT), netos do ex-governador Leonel Brizola, travaram uma discussão no Twitter, nesta sexta-feira (11), cuja base foi a relação entre o avô e o ex-presidente Lula (PT).

Enquanto Leonel, que é ex-vereador, adota uma posição de apoio ao petista, Brizola Neto, que também é ex-vereador e ex-ministro do Trabalho no governo Dilma (PT), é filiado ao PDT e adota uma posição crítica a Lula, na linha da adotada pelo presidenciável de seu partido, o ex-ministro Ciro Gomes.

As “cutucadas” entre os irmãos começaram por conta de uma postagem de Leonel. “Independentemente das divergências, em todos os momentos cruciais da política brasileira Leonel Brizola [o ex-governador] esteve com o Lula. Só para lembrar: em 2002 deixou a candidatura do Ciro para apoiar o Lula”, escreveu o psolista em sua conta do Twitter.

Brizola Neto, do PDT, então, respondeu: “Lembro que meu avô Leonel Brizola afirmava que Lula e o PT surgiram pelas mãos do General Golbery do Couto e Silva e das multinacionais do ABC paulista para servir ao imperialismo e impedir o trabalhismo de retomar a Presidência da República no final da ditadura militar”.

 

Fórum entrou em contato com Leonel Brizola para confirmar a informação, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Já João Vicente Goulart negou a filiação ao PT e respondeu com a seguinte nota:

“Pertenço ao Movimento Resistência Leonel Brizola, composto por um grupo de trabalhistas que saíram do PDT e alguns que ficaram mas discordam da orientação política do partido que se coloca mais à direita do que até o próprio Brizola gostaria, e tenho compromisso com o PCdoB, partido que me abrigou após a incorporação do nosso grupo do PPL. Acho e entendo que as forças populares devam ter a prioridade da remoção do fascismo, e Lula é a melhor frente que devemos nos atentar para cumprir esta tarefa e libertar o Brasil. Mas reitero que o PCdoB é uma referência das lutas emancipatórias contra a opressão e a tirania e uma trincheira necessária para a democracia no país. Só claudicaremos dessa luta se, e somente se, por força de uma legislação esdrúxula eleitoral, nos impeça de continuar habitando suas trincheiras”Seu irmão mais velho, Leonel, fez a réplica: “Também lembro que meu avô foi candidato a vice presidente em 1998 e me lembro de você ter sido ministro do trabalho no governo do PT”.

Segundo o site Agenda do Poder, um grupo de brizolistas, entre eles Leonel Brizola, participariam nesta sexta-feira (11) de um ato público no Rio de Janeiro para se filiar ao PT. O filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente Goulart, também seria outro brizolista que se filiaria ao partido do ex-presidente Lula.