Jandira: “é preciso que Israel cumpra as resoluções da ONU, desocupe Gaza e Cisjordânia”

Jandira: “é preciso que Israel cumpra as resoluções da ONU, desocupe Gaza e Cisjordânia”

Jandira: “é preciso que Israel cumpra as resoluções da ONU, desocupe Gaza e Cisjordânia”

 Por   

Líder do PCdoB na Câmara dos Deputados e vice-líder da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV). Foto: Câmara dos Deputados

Líder do PCdoB critica “o não reconhecimento do Estado Palestino por Israel” que provoca “décadas de conflitos, milhares de mortos e feridos”. “Basta de rastros de destruição, desesperança e dor. A paz é fundamental!”

A deputada federal Jandira Feghali (RJ), líder da bancada do PCdoB na Câmara, afirmou que a retomada da guerra entre Israel e Palestina é “fruto da ocupação da Faixa de Gaza e Cisjordânia” por parte de Israel e defendeu que a paz seja negociada entre os dois países.

Jandira também é vice-líder da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) na Câmara.

“Décadas de conflitos, milhares de mortos e feridos. Desoladora a onda de violência entre Israel e Palestina que deixa mais vítimas e aprofunda a falta de diálogo para negociações que permitam um cessar fogo dessa tragédia que paira sobre o povo, fruto da ocupação da Faixa de Gaza e Cisjordânia e o não reconhecimento do Estado Palestino por Israel”, disse.

“É preciso que Israel cumpra as resoluções da ONU e tire os pés da Palestina. É premente construir acordos de paz que garantam respeito as diferenças políticas e religiosas e convivência harmoniosa entre seus povos. Basta de rastros de destruição, desesperança e dor. A paz é fundamental!”, publicou a parlamentar em suas redes sociais.

“Que esses bombardeios e ataques cessem o quanto antes, parando esse ciclo terrível contra os dois povos, que vivem mais de 70 anos de instabilidades. Nossa solidariedade aos feridos e aos familiares dos milhares de mortos, e também aos brasileiros desaparecidos e feridos e a toda comunidade brasileira em Israel e na Palestina. Cessar fogo já!”, escreveu.

Depois de ataques do Hamas, grupo armado palestino, contra diversos pontos de Israel, o primeiro-ministro israelense, Netanyahu, anunciou uma ofensiva ainda mais agressiva sobre os territórios ocupados.

O Brasil, que atualmente preside o Conselho de Segurança da ONU, convocou uma reunião de emergência para discutir o conflito. A reunião fechada deverá ocorrer neste domingo (8).

Em nota, o Brasil afirmou que “não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis”, e demandou “todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”.

O Brasil “reitera seu compromisso com a solução dos dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.

O presidente Lula, em comentário publicado em suas redes, defendeu um trabalho internacional para que sejam feitas negociações que desaguem na “existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”.