Irã começa a embarcar petróleo via oleoduto estratégico
O Irã começou a enviar petróleo bruto pelo oleoduto Goreh-Jask que contorna o Estreito de Ormuz
Irã começa a embarcar petróleo via oleoduto estratégico
Escrito por Irina Slav
O Irã começou a enviar petróleo bruto pelo oleoduto Goreh-Jask que contorna o Estreito de Ormuz
e termina na cidade portuária de Jask, no Golfo de Omã, de onde o petróleo poderia ser carregado em navios-tanque para exportação.
A primeira remessa está quase chegando ao seu destino final, informou a Bloomberg, citando a agência estatal de notícias da República Islâmica do Irã. O gasoduto de 620 milhas (997 km) será oficialmente inaugurado ainda este ano pelo presidente Hassan Rouhani.
O Irã vem se preparando há meses para o levantamento das sanções econômicas dos EUA, aumentando sua produção de petróleo e se preparando para aumentar as exportações também.
No início deste mês, o presidente Rouhani disse que o principal acordo sobre as sanções foi alcançado, o que causou uma queda temporária nos preços do petróleo. Mais tarde, outras fontes disseram que o acordo final ainda não tem data.
Enquanto isso, no entanto, o país está aumentando a produção, planejando retornar ao nível de produção de 4 milhões de barris diários, o que Teerã disse que poderia fazer em três meses. A maior parte provavelmente será exportada pelo Estreito de Ormuz, mas faria sentido buscar uma rota alternativa também, no caso de outro surto de tensões regionais ou internacionais, tornando o Estreito um local adequado para o confronto.
Fonte: Oilprice.com