FIDEL EM TODAS AS DIMENSÕES DA REVOLUÇÃO CUBANA

FIDEL EM TODAS AS DIMENSÕES DA REVOLUÇÃO CUBANA

FIDEL EM TODAS AS DIMENSÕES DA REVOLUÇÃO CUBANA

.

O Comandante-em-chefe pode ser encontrado a cada passo, em cada esquina e em cada trabalho social construído com os esforços de um país em Revolução

Por:  | [email protected]
Enraizado na fibra mais íntima da nação cubana, Fidel continua nos acompanhando ao longo da vida. Não há metáfora nesta afirmação, mas sim a certeza de que seu espírito rebelde vive na vida cotidiana de um país que não renuncia à construção do projeto social, emancipatório e humanista que é a Revolução.
O Comandante-em-chefe também continua vivo, especialmente entre o povo. E essa é talvez a mais bela razão que mostra que sua viagem rumo à imortalidade — iniciada naquele desolador 25 de novembro de 2016 — é apenas um pretexto sentir a falta de sua presença física, pois seu legado há muito tempo está impregnado nos sentimentos de milhões de pessoas agradecidas.
É por isso que, embora tenha partido para outra dimensão, Fidel não deixou de estar entre nós. Ele renasce em cada batalha que o país trava, em cada novo desafio, em cada vitória, em cada criança que aprende a ler e escrever a palavra «Pátria», em cada gesto de solidariedade ou altruísmo…, na defesa da verdade e da justiça.
O presente também fala do líder inabalável que nunca recuou um centímetro diante das ameaças do inimigo imperial; do homem da ciência que previu a necessidade de nos emanciparmos por nós mesmos e através de nossos próprios esforços; do estadista com uma visão estratégica do futuro; e do político excepcional que com humanismo, inteligência e perseverança transformou uma pequena Ilha caribenha em um ponto de referência mundial de luta e resistência.
É desta herança moral que os cubanos de hoje tiram suas forças para superar as adversidades mais complexas que nos assolam. Há muitos exemplos.
Basta lembrar que, quando uma pandemia sem precedentes colocou toda a humanidade no limite, nossos cientistas conseguiram desenvolver vacinas soberanas para combater eficazmente a terrível doença, tanto dentro como fora da Ilha. Não havia dúvida de que este resultado extraordinário era fruto dos esforços do líder histórico para promover a indústria biofarmacêutica no país.
Quando tentaram tirar nossa tranquilidade com tentativas de distúrbios que foram manipulados pelos interesses de interferência do governo norte-americano em nossos céus, a defesa da soberania nacional prevaleceu nos sentimentos de um povo comprometido com sua história e com a convicção fidelista de defender valores em que se acredita ao preço de qualquer sacrifício.
Quando outras nações precisaram de ajuda internacional diante de epidemias, furacões, terremotos e outros desastres, nossos médicos do Contingente Internacional Henry Reeve estiveram lá, colocando o nome da Ilha maior das Antilhas no alto, prestando um serviço de qualidade, restaurando a esperança aos mais humildes e perpetuando, através de seu trabalho, as ideias do Comandante-em-chefe.
Sua semente fértil, aliás, está espalhada por todo o continente da América Latina e do Caribe; é na África, no Vietnã e em tantas outras nações, onde o cadinho de sua vocação solidária ainda irradia com profundidade sob o princípio de compartilhar o que temos e não o que temos em demasia.
Um martiano profundamente enraizado, nosso «quixote latino-americano», como seu amigo íntimo Hugo Chávez o batizou, não queria que monumentos em Cuba o glorificassem ou que as ruas tivessem o seu nome. E ele certamente não precisa deles em sua terra natal. Fidel pode ser encontrado em qualquer lugar e a qualquer momento, projetado em cada obra social construída com os esforços de um país em Revolução.
Podemos encontrá-lo na camponesa digna, nas mulheres emancipadas, nas professoras mais consagradas… e no espírito esportivo e cultural de uma nação que enfrenta o tremendo desafio de continuar defendendo a profunda convicção de que não há poder no mundo capaz de esmagar a força da verdade e das ideias.
É por isso que agora, quando somos chamados a participar, a construir, a ser parte ativa das transformações que Cuba exige em meio a circunstâncias econômicas extremamente difíceis, muitos buscam respostas em Fidel, o gigante verde-oliva que nos ensinou que para sustentar nosso trabalho socialista temos que mudar tudo o que precisa ser mudado, e desafiar as poderosas forças dominantes dentro e fora da esfera social e nacional.
De sua pregação revolucionária, sustentada pelo próprio exemplo de quem viveu por e para os humildes, aprendemos também que «Revolução é acreditar que as montanhas podem ser movidas», e que é possível transformar sonhos coletivos em realidade se não nos faltar unidade, perseverança e fé na vitória.
Nenhum furacão, por mais forte que seja, pode quebrar a vontade de recuperação dos cubanos. Fidel também nos ensinou isso. Nem qualquer medida coercitiva do bloqueio pode enfraquecer nossa determinação de continuar trabalhando, de continuar fundando e de continuar resistindo, pois a máxima que nos guia é lutar com audácia, inteligência e realismo.
E embora saibamos que nada será fácil no futuro, porque as políticas expansionistas e neoliberais das grandes potências não vão parar, Cuba continuará superando os obstáculos sob os princípios inabaláveis da Revolução, o mesmo que mencionar os preceitos não negociáveis que Fidel incutiu em nós.
Adquirido pela história, seu exemplo nos compromete, a validade de seu trabalho nos guia, e sua presença de luz nos ilumina. Porque o Comandante-em-chefe vive em todos nós que não o deixamos morrer; cresce naqueles que se levantam todos os dias para construir um país melhor; e se consolida na beleza que emana do decoro.
Retratando-o em verso, o argentino Juan Gelman diria: «Dirão exatamente o mesmo sobre Fidel / grande maestro, aquele que pôs fogo na história etc. / mas o povo o chama de Cavalo e é verdade / Fidel cavalgou um dia sobre Fidel / ele se jogou de cabeça contra a dor, contra a morte…».
E o fato é que, muito simplesmente, nosso líder histórico continua vibrando em todas as dimensões da Revolução.