Ex-vereador que foi testemunha no caso Marielle, Zico Bacana é assassinado no RJ

Ex-vereador que foi testemunha no caso Marielle, Zico Bacana é assassinado no RJ

Ex-vereador que foi testemunha no caso Marielle, Zico Bacana é assassinado no RJ

Ele já havia sido alvo de um ataque a tiros em novembro de 2020, também na zona norte do Rio de Janeiro; ele foi testemunha no caso Marielle

Por O TEMPO

Zico havia sido alvo de um ataque a tiros em novembro de 2020, também na zona norte do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução Facebook

Zico havia sido alvo de um ataque a tiros em novembro de 2020, também na zona norte do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução Facebook

O ex-vereador do Rio de Janeiro Jair Barbosa Tavares, conhecido como Zico Bacana, morreu em um ataque a tiros na zona norte da capital fluminense nesta segunda-feira 7. Ele tinha 53 anos. 

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) informou que um veículo não identificado parou em frente a um estabelecimento comercial e seus ocupantes realizaram disparos "contra um grupo de homens que estava numa loja". O irmão de Zico Bacana também foi atingido e morreu. 

Eleito vereador nas eleições de 2016, pelo PHS, Zico Bacana ocupou o cargo entre 2017 e 2020. Durante o mandato, ele também levou um tiro na cabeça, mas de raspão, enquanto estava em um bar, em 2020, também na zona norte da capital fluminense. 

Zico Bacana foi investigado em 2008, antes de ser eleito, durante a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALRJ). Ele foi apontado como suposto chefe de milícia.

Ele também chegou a depor no âmbito da investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mortos em março de 2018. A Polícia Civil do Rio de Janeiro investigava a presença de milicianos entre os assessores de Zico. Ele negou envolvimento com o crime. 

VEJA TAMBÉM

Sem ocupar nenhum mandato, Zico mantinha agendas na região Norte da capital carioca. Pelas redes sociais, ele aparece fiscalizando obras. Além disso, postava com frequência vídeos e fotos na presença de políticos na região, a exemplo do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ) e do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ). 

Em seu último story, ele postou uma série de vídeos em que, após uma corrida pela manhã, mostrou obras de manilha na rua Manoel Barata no bairro de Guadalupe, bairro em que foi assassinato no fim da tarde desta segunda-feira.