Ex-Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, excluído do instituto histórico e geográfico por falta de assunção do cargo

Ex-Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, excluído do instituto histórico e geográfico por falta de assunção do cargo

Ex-Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, excluído do instituto histórico e geográfico por falta de assunção do cargo

DF Soberano

PorDF Soberano

Compartilhar

Desinteresse ou Descuido? Rollemberg Perde Cadeira em Importante Instituição Cultural de Brasília

O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF) perdeu um membro ilustre, o ex-governador Rodrigo Rollemberg. Ele foi eleito para ocupar uma cadeira na instituição, mas, infelizmente, não assumiu a posição dentro do prazo estabelecido.

O presidente do IHGDF, Paulo Castelo Branco, emitiu um decreto fixando um prazo de seis meses para a ocupação das cadeiras pelos eleitos. No entanto, Rollemberg procurou o instituto apenas após o vencimento do prazo, perdendo a oportunidade de integrar a renomada instituição.

Fundado por Juscelino Kubitschek, o IHGDF desempenha um papel crucial na preservação da história e cultura da capital do país. Seu colegiado é composto por destacadas personalidades do cenário jurídico e político do Distrito Federal, incluindo nomes como o ex-senador Hugo Napoleão, o general Santos Cruz, Ronaldo Costa Couto, a ex-deputada Moema Santiago e o deputado federal professor Paulo Fernando.

Recentes adições ao Instituto incluem o jornalista e ex-presidente José Sarney, o professor Cristovam Buarque, e os juristas Marco Aurélio Mello e José Eduardo Alckmin. Cada um ocupando cadeiras com patronos ilustres e contribuindo para o enriquecimento do acervo do IHGDF, doado por Juscelino Kubitschek.

No entanto, o ex-governador Rollemberg parece não ter compreendido a relevância da instituição. Ao não assumir a cadeira para a qual foi eleito, ele demonstrou desinteresse pela sua escolha como membro do IHGDF. Mesmo tendo sido convidado pelo então presidente Ronaldo Rebello de Britto Poletti para integrar o Conselho Consultivo, Rollemberg recusou o convite.

O atual presidente do IHG, Paulo Castelo Branco, confirmou a exclusão definitiva de Rollemberg, ressaltando as tentativas de comunicação sem resposta do ex-governador. A atitude de Rollemberg levanta questionamentos sobre o valor atribuído à preservação da história e cultura de Brasília, missão central do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.