"Estávamos lidando com gente do porão", diz Gilmar Mendes

"Estávamos lidando com gente do porão", diz Gilmar Mendes

"A gente estava sendo governado por uma gente do porão. Pessoas da milícia do Rio com protagonismo na política nacional…", afirmou o decano do STF sobre o governo Bolsonaro

www.brasil247.com - Gilmar Mendes, Marcos do Val, Daniel Silveira e Jair Bolsonaro

Gilmar Mendes, Marcos do Val, Daniel Silveira e Jair Bolsonaro (Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Marcos Oliveira/Agência Senado | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Reuters/Joe Skipper)

 

Por Guilherme Levorato, 247 - Após as revelações da trama golpista de Jair Bolsonaro (PL) - que incluía grampear ilegalmente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes - feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), o decano do STF, ministro Gilmar Mendes, afirmou que toda a história mostra que "a gente estava sendo governador por uma gente do porão".

"Pessoas da milícia do Rio de Janeiro com protagonismo na política nacional… É isso que resulta quando nós vemos a nominata desses personagens, e mostra que a gente tem que ter preocupação, até com a preservação da nossa integridade física. Estávamos lidando com gente do porão", disse Gilmar Mendes a jornalistas.

>>> Destino inexorável de Bolsonaro é a cadeia, após as revelações de Marcos do Val

O ministro declarou ser necessário "aguardar desdobramentos, eventuais quebras de sigilo" resultadas das investigações "para saber qual é o grau de envolvimento" de Jair Bolsonaro. "Mas, em suma, todos esses elementos mostram que havia algo em andamento, e que não era para o bem da democracia".

Perguntado sobre Alexandre de Moraes, que segundo Marcos do Val foi comunicado por ele próprio sobre o plano golpista de Bolsonaro, Gilmar Mendes afirmou: "não vou emitir juízo sobre essa questão. É um imbróglio tão indecifrável ainda. Vamos aguardar os desdobramentos das investigações. Os depoimentos agora valem tão pouco né, porque a toda hora conta-se uma nova versão. Vamos aguardar as investigações".